Na manhã desta quarta-feira (30), cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras da limpeza e manutenção noturna da Liderança receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. As doses foram cedidas pela Prefeitura de Canoas e foram aplicadas por funcionários da secretaria da saúde do município, na estação Canoas.

Mais um passo dado no caminho da imunização completa destes trabalhadores da linha de frente que, assim como os metroviários, não pararam nenhum momento durante esta crise sanitária que vivemos, nem quando apresentavam sintomas gripais, por medo de retaliações ou demissões.

Estes colegas terceirizados são responsáveis pela limpeza dos trens e estações nas seis cidades da região metropolitana atendida pela Trensurb. Ainda restam alguns grupos de terceirizados a vacinar, o que deve ser feito nos próximos dias.

O Sindimetrô RS celebra mais esta vitória com orgulho pelo resultado obtido através das lutas e das cobranças feitas perante a empresa, desde fevereiro, em prol de uma negociação com os municípios pela vacinação prioritária de todos trabalhadores que não podem ficar isolados em casa.

Para a diretora Flaviani Castro, a imunização destes trabalhadores é de suma importância na proteção de todos, pois eles estão em contato direto e permanente com usuários e metroviários: “Eles precisam circular por toda a estação, pelas plataformas, trens e estão em permanente exposição ao vírus.”, relatou a diretora.