Foi assinado na tarde desta segunda-feira, 09, na sede da Trensurb, o Acordo Coletivo 2018/2019. A pauta havia sido aprovada em assembleia geral realizada no dia 13 de junho. A aprovação só foi possível depois da pressão feita pelos metroviários e metroviárias, levando a empresa a recuar da proposta de um pacote de maldades que retirava uma enorme quantidade de direitos da categoria.

O acordo garante um reajuste salarial de 1,18%, com o primeiro pagamento ainda na folha de julho. Com relação ao dissídio do ano passado, ficou acertado o pagamento integral do IPCA (4,05%) na folha de julho e a integralização do retroativo na folha de agosto.

A assinatura ocorre numa conjuntura muito difícil para os trabalhadores e trabalhadoras, onde poucas categorias estão conseguindo repor a inflação nos vencimentos e muitas estão, inclusive, perdendo direitos em função das reformas feitas pelo governo Temer.

A direção do Sindimetrô/RS considera uma vitória o fato de a categoria ter mantido todas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo, ameaçadas pela Reforma Trabalhista. Adverte, porém, para a necessidade de manutenção da mobilização até o fechamento do Acordo de Escalas, ainda em negociação.