Nosso país foi o último a abolir a escravidão, durou 388 anos, e isso traz um legado ainda recente. As marcas da desigualdade racial estão visíveis. “O preconceito é velado só para quem é branco, porque nós negros enfrentamos o racismo todos os dias de formas muito escancaradas”, relembra Maria, secretária de raça do Sindimetrô RS.

Em 2022, completamos 134 desde a assinatura da lei áurea, que prometia libertar as pessoas escravizadas e dar fim ao passado colonial. Após três séculos de violências e apropriação da mão de obra escravizada que enriqueceu e fundou nosso país, as pessoas negras enfrentam ainda as consequências da marginalização e do racismo institucional. A mão de obra escravizada foi sendo substituída por trabalhadores assalariados, o que alavancou a economia brasileira.

A resistência e a luta por libertação dos quilombos encontrou eco na sociedade que defendia direitos e autonomia para as pessoas negras. As ideias radicais de intelectuais abolicionistas foram em partes atendidas pela assinatura da Princesa Isabel, filha do imperador português Dom Pedro 2º. Segundo o professor José de Souza Martins: “A noção de liberdade que comandou a Abolição foi a noção compartilhada pela burguesia e não a noção de liberdade que tinha sentido para o escravo. Por isso, o escravo libertado caiu na indigência e na degradação, porque o que importava salvar não era a pessoa do cativo, mas sim o capital. Foi o fazendeiro quem se liberou do escravo e não o escravo quem se liberou do fazendeiro”.

54% da população brasileira se identifica como negra. Nas estatísticas, 77% dos jovens assassinados no Brasil são negros. A violência institucional é uma das faces mais devastadoras do racismo e ainda hoje arranca o futuro de muitos jovens negros e negras. Nesta quarta-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro destruiu o memorial em homenagem aos 28 mortos na chacina do Jacarezinho. A estrutura havia sido inaugurada uma semana antes, no dia em que fez um ano da operação policial mais letal da história do Estado. O memorial, contendo nomes das pessoas assassinadas pelo Estado, foi totalmente destruído.

O país enfrenta o aumento de 30% nos casos registrados de racismo, além do desmonte, promovido pelo governo Bolsonaro, das políticas públicas voltadas para a população negra, quilombola e periférica. Já no seu primeiro ano de mandato, Bolsonaro extinguiu o Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Políticas públicas e o direito à memória e à informação são formas de lidar com as consequências dos processos históricos opressores e violentos que a população negra foi e é submetida na nossa sociedade. Acessar dados, estudos, ouvir pessoas negras e se envolver com a luta antirracista é honrar tantas vidas que se dedicam a enfrentar um dos principais problemas sociais no país.