8 de março marca o Dia Internacional da Mulher. Celebramos a resistência das mulheres que lutaram pelos direitos que temos hoje. Há muito a se avançar. No Estado, os feminicídios e as ocorrências relacionadas à violência contra a mulher vem aumentando a cada ano. As trabalhadoras têm média salarial 37,2% menor que a dos homens no Rio Grande do Sul, segundo o IBGE.

Dia 8 de março, a ong Themis e o Sindimetrô RS realizaram uma ação na Estação Mercado para atender mulheres na busca de direitos. A ong atua há 30 anos na formação de mulheres no acesso à justiça, no enfrentamento da violência de gênero e na luta pelos direitos das mulheres. O grupo de advogadas, promotoras legais populares e jovens líderes comunitárias recebeu quem passou pela manhã na estação Mercado.

Saudamos a força das mulheres que quebram ciclos de violência dentro de seus lares, espaços de trabalho, na rua e na esfera política. Saudamos as metroviárias que representam 25% do quadro de funcionários(as) da Trensurb.

Em 14 de março, relembramos o assassinato brutal de Marielle Franco, ocorrido em 2018, e até hoje sem solução, apesar de fortes indícios apontarem para o envolvimento de Bolsonaro. Responsáveis precisam ser nomeados, responsabilizados e punidos. Há cinco anos, seguimos sem respostas: quem mandou matar Marielle?

Neste 8 de março, que possamos avançar pela vida das mulheres, pelo fim da violência de gênero, da discriminação machista, por mais direitos, equiparação salarial pela descriminalização do aborto, pela valorização do trabalho doméstico e por mais participação política.

Pela vida das mulheres!