Numa decisão arbitrária, a Trensurb rompeu na tarde desta segunda-feira, 3, o processo de negociação do Acordo Coletivo 2017/18 dos metroviários. O rompimento foi comunicado à direção do Sindimetrô/RS em reunião destinada a formalizar as cláusulas sociais e o ajuizamento da correção salarial.
Sem qualquer explicação que justifique o rompimento, a empresa simplesmente informou que “o acordo anteriormente firmado com relação às cláusulas sociais estava, agora, condicionado à categoria aceitar o reajuste salarial zero”. Pasmem, a Trensurb sequer pretende garantir a correção da inflação nos vencimentos da categoria!
A atual gestão do Sindimetrô/RS sempre pautou a sua atuação pela transparência e por defender de modo intransigente os trabalhadores, ao contrario de outras gestões que passaram de defensores a algozes da categoria. Para sindicalistas honestos só há um lado, o dos trabalhadores.
Desde que a atual gestão do sindicato assumiu, essa é a segunda vez que a empresa trata a categoria com desrespeito. Em 2012 com extrema cara-de-pau falsificaram o Acordo Coletivo na hora da assinatura. Para o Sindimetrô/RS, honestidade e seriedade não são negociáveis e a defesa da categoria sempre estará em primeiro lugar.
Diante da absoluta falta de respeito com os metroviários, o Sindimetrô/RS exige a renúncia dos atuais gestores da Trensurb, que não honram com a palavra, e que estão nos cargos apenas pelos polpudos salários. Aliás, vencimentos gordos que só valem para eles. Para a categoria, a proposta da empresa é de reajuste ZERO.