Ligue os pontos: primeiro, o anúncio da privatização, estudos técnicos, promessas de venda e de solução para os problemas do transporte público. O modelo é o mesmo em todo o país. Nesta semana, foi anunciado que o metrô de Recife será estadualizado, ou seja, sairá da administração federal e passará para a administração do governo de Pernambuco: esse é o caminho para imediatamente ser concedido à iniciativa privada.

Foram anos de sucateamento e desmonte, falta de investimentos em uma campanha para sustentar a venda do patrimônio. Assim, está perto de acontecer com a CBTU, em Belo Horizonte, em que já está em prática uma série de ações para abrir caminho para a privatização. A categoria metroviária mineira está mobilizada e recentemente entrou em greve para defender seus empregos e o serviço público que presta à sociedade mineira.

Desde a inclusão da Trensurb no Programa Nacional de Desestatização, o Sindimetrô RS está mobilizado para barrar os passos de entrega do nosso patrimônio, mas sabemos que a luta não está vencida. No último ano de seu mandato, Bolsonaro admitiu que apesar dos atrasos, as agendas de privatizações é sua prioridade e vai seguir. Se não houver resistência, a boiada vai passar!

A cada empresa pública que é vendida, é uma perda para os trabalhadores e trabalhadoras, que serão demitidos em massa e para quem utiliza o trem, a tarifa fica ainda mais cara. Não queremos este destino para a Trensurb!

Eu defendo a Trensurb pública!