Na tarde desta sexta-feira, dia 12, uma assembleia extraordinária definiu os oito delegados que representarão o Rio Grande do Sul na sétima edição do Congresso Nacional dos Metroferroviários.

A Fenametro reunirá todos os seus filiados em uma plataforma online onde serão realizados debates e painéis nos dias 26, 27 e 28 deste mês. Os delegados do RS no congresso da federação serão Chagas, Mauro, Ayllu, Flaviani, Ronas, Carmen, Gilvane e Camila.

Na abertura, sexta, dia 26, terá a participação de centrais sindicais, partidos políticos e sindicatos metroferroviários nacionais e internacionais. No sábado (27) ocorrem debates sobre privatizações e estatizações de trens e metrôs. E no domingo pela manhã haverá um painel sobre repressões às atuações sindicais e à tarde ocorre a eleição para a direção da Fenametro.

“Unificar a luta dos metroferroviários é fundamental para barrar o projeto de desmonte do estado do governo Bolsonaro. Este é o papel que a Fenametro deve cumprir. A manutenção dos serviços de trens e metrôs públicos com tarifa social é um direito dos trabalhadores.”, ressaltou o presidente do Sindimetrô, Luis Henrique Chagas.