A terça-feira, dia 14, foi um dia de luta nacional contra as privatizações. Sindicatos da categoria metroferroviária fizeram ações para alertar a população sobre a defesa do transporte público de qualidade.

O Sindimetrô RS esteve cedo na estação Mercado para dialogar com trabalhadores(as) e estudantes que chegavam a Porto Alegre. A ação começou Às 6h30 com distribuição de material alertando sobre a piora dos serviços privatizados no país e no nosso estado.

Privatizar funciona? A resposta é: NÃO! É o caso da Corsan. Vendida em dezembro do ano passado R$ 4,15 bilhões. Um estudo recente avaliou o patrimônio da empresa em R$ 7,26 bilhões. Esta cifra é 75% maior do que o lance único dado no leilão de privatização. O acesso à água não se vende!

Prestamos nossa solidariedade aos metroviários(as) de Minas Gerais. Assim como a Trensurb, a CBTU-MG é uma empresa estatal de metrô de Belo Horizonte. A pressão segue para reverter a situação da empresa, vendida no final de dezembro do ano passado. Metroviários(as) de Belo Horizonte entraram em paralisação para defender seus empregos e o patrimônio público.

Assim como a saúde, a educação e o saneamento básico, o transporte é um direito de todos, está na constituição. O direito ao transporte é uma extensão natural do direito do acesso à cidade.

Defendemos um fortalecimento do serviço público e estatal. Sabemos da importância da Trensurb na vida do povo gaúcho e defendemos a tarifa zero e uma gestão transparente, técnica por metroviários(as).