Os metroviários e as metroviárias aprovaram, por ampla maioria, a renovação do Acordo de Escalas até 30 de abril de 2021, em assembleia geral extraordinária nesta segunda-feira, 7. Foram 37 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções.
O atual acordo finda em 9 de dezembro e a renovação será assinada nesta terça-feira, 8. A direção do sindicato entende que as tentativas de retiradas de direitos nos Acordos Coletivos têm como objetivo facilitar o processo de privatização da Trensurb.
Conseguir impedi-las é parte da luta contra a entrega do patrimônio público à iniciativa privada. “Precisamos utilizar esses cinco meses para a organização da categoria. Para mobilizarmos os metroviários, nossa tarefa é caminhar na base e explicar o que está em jogo”, ponderou a diretora Keity.
A manutenção do Acordo de Escalas e de todas as conquistas incorporadas ao Acordo Coletivo só será possível com uma intensa agenda de mobilização. A isso se incorpora a luta contra a privatização, principal desafio da categoria.
“Defender as conquistas dos metroviários, bem como todas as empresas públicas dos ataques do governo Bolsonaro, deve ser o objetivo do Sindimetrô”, disse o presidente Chagas.
O sindicato solicitará uma mesa permanente de negociação, com a participação de colegas de todos os setores.