Depois de muita pressão e negociação, sobretudo após a empresa ter apresentado um pacote de maldades que retirava inúmeros direitos da categoria, metroviários e metroviárias aprovaram, em assembleia geral realizada no início da tarde desta quarta-feira (13), o Acordo Coletivo 2018/2019 e o índice do dissídio do ano passado.

Foi aprovado o pagamento de 70% da inflação medida pelo INPC no Acordo Coletivo deste ano, assegurando um reajuste de 1,18% na folha de julho. A proposta inicial da empresa era pagar apenas 60%. Com relação ao dissídio do ano passado, foi acertado o pagamento integral do IPCA (4,05%) na folha de julho e a integralização do retroativo na folha de agosto.

O fechamento da negociação ocorre numa conjuntura em que poucas categorias estão conseguindo repor a inflação nos vencimentos e em que muitas estão, inclusive, perdendo direitos em função da Reforma Trabalhista. Neste sentido, a direção do Sindimetrô/RS considera uma vitória o fato da categoria ter mantido todas as cláusulas históricas do Acordo Coletivo, conquistadas com muita luta, mas adverte para a necessidade de manutenção da mobilização, sobretudo na negociação do Acordo de Escalas e contra as ameaças de privatização da empresa.

A direção do Sindimetrô/RS parabeniza os metroviários e as metroviárias pela mobilização durante a campanha salarial. Com grande participação nas atividades e assembleias, a categoria mostrou sua força e unidade para lutar.