Com a maior adesão da categoria desde o início das negociações coletivas, apesar da chuva, foi realizada hoje a assembleia geral para deliberar sobre a proposta da empresa e formas de mobilização. Dentre os encaminhamentos, os metroviários decidiram suspender a paralisação que estava marcada para amanhã e a greve a partir do domingo, dia 12.

Novas formas de articulação foram debatidas e a mobilização segue enquanto as negociações acontecerem. Será elaborada uma carta aberta para dialogar com os usuários sobre a importância da defesa da Trensurb pública e de qualidade. O serviço prestado à população gaúcha pelos trabalhadores da Trensurb está sob a ameaça de privatização pelo governo Bolsonaro.

Os atuais acordos foram renovados até dia 30/09 na última mediação e a empresa recuou em quatro das seis cláusulas que exigiram exclusão dos acordos coletivos. Uma nova reunião entre Sindimetrô, Comissão de Negociação e Trensurb, mediada pelo TRT, está marcada para às 16h30 desta quarta-feira.

O presidente Luís Henrique Chagas ressaltou: “que houve avanços, não tenho dúvidas. Mas é o suficiente para a categoria?”. É hora de mostrarmos ao governo federal que não abriremos mão da Trensurb pública e da história de lutas da categoria metroviária.