Desde o início da pandemia, o Sindimetrô tem trabalhado em atividades focadas na proteção da saúde dos metroviários e metroviárias, que atuam na linha de frente, transportando milhares pessoas todos os dias.

A direção da Trensurb assumiu o compromisso, na Justiça do Trabalho, de testar todos os funcionários da empresa, mas nunca cumpriu o acordo. O Sindimetrô ingressou na justiça e, enquanto esperava a decisão, começou a fazer os testes PCR, em parceria com universidades. Mesmo sabendo que a obrigação da testagem é da empresa, a entidade tomou essa iniciativa para preservar a vida dos trabalhadores. A justiça atendeu ao nosso pedido. Só que a direção da empresa recorreu para não cumprir a determinação, o que o Sindimetrô considera um ato desumano, típico de um governo que vem tratando a pandemia como uma “gripezinha”.

O sindicato segue cobrando da Trensurb a testagem de todos, para barrar a covid-19, que já contaminou dezenas de metroviários e metroviárias. Neste sentido, apresentamos aos colegas e usuários a campanha #testatrensurb, que busca pressionar a empresa a cumprir sua obrigação: dar plenas condições de trabalho aos seus funcionários, entregando EPIs de qualidade e testando para o coronavírus.

#testatrensurb