DIREÇÃO DA TRENSURB APRESENTA PROPOSTA REBAIXADA NA NEGOCIAÇÃO DO ACT

DIREÇÃO DA TRENSURB APRESENTA PROPOSTA REBAIXADA NA NEGOCIAÇÃO DO ACT

Nesta terça, 26, o Sindimetrô RS com a comissão se reuniu com a empresa para mais uma rodada de negociação do ACT. A direção da Trensurb apresentou a proposta válida por um ano de acordo de trabalho e escalas, com o índice de 100% do INPC, com a renovação de todas as cláusulas sociais e também a renovação da escala.

A direção em uma postura antidemocrática colocou esta como proposta final. Outra medida foi a prorrogação do acordo atual por apenas 15 dias, pressionando a categoria e limitando o tempo de mobilização que no geral é de 30 dias de prorrogação.

A aprovação de um acordo por 2 anos é estratégica para a defesa da Trensurb pública e dos nossos empregos. Estamos diante de um processo eleitoral que afetará diretamente o futuro da categoria metroviária, pois a Trensurb segue na lista de privatizações.

O Sindimetrô RS avalia como um ataque a nossa mobilização e uma desvalorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Trensurb. Nesta sexta, 29, estaremos em assembleia geral para debater os próximos passos da negociação. A assembleia ocorre no saguão do prédio administrativo a partir das 12h.

ASSEMBLEIA GERAL DISCUTE PROPOSTA DO ACT

ASSEMBLEIA GERAL DISCUTE PROPOSTA DO ACT

assg290526

Nessa sexta-feira, 29, damos mais um passo em mobilização para a garantia dos nossos direitos e pelo futuro da Trensurb Pública. Estaremos reunidos no saguão do prédio administrativo da Trensurb para realizar assembleia geral extraordinária.

A primeira chamada ocorre às 12h e a segunda, às 12h30 com a pauta a deliberação sobre a proposta da empresa sobre o ACT.

A nossa luta é todo dia! Em defesa dos nossos direitos, por uma Trensurb 100% pública, estatal e de qualidade!

JORNAL A HORA DOS TRABALHADORES EM CANOAS

JORNAL A HORA DOS TRABALHADORES EM CANOAS

Hoje foi dia de distribuir nosso jornal para os usuários da Trensurb na Estação Canoas!

O A Hora dos Trabalhadores é uma iniciativa feita por e para a classe trabalhadora.

Distribuímos ele gratuitamente para a população, pois nosso objetivo é apresentar uma visão crítica e de classe sobre os principais assuntos que tocam a vida do nosso povo.

Nesta segunda edição, falamos sobre o salário mínimo, o papel do BNDES nas privatizações, a luta feminista contra o feminicídio, a taxa de juros e outros assuntos.

Seguiremos na linha, colocando nosso sindicato à disposição de toda a classe trabalhadora!

ATO PELO FIM DA ESCALA 6×1 E POR TARIFA ZERO!

ATO PELO FIM DA ESCALA 6×1 E POR TARIFA ZERO!

Nesta sexta, 22, estaremos na Estação Mercado Público à partir das 17h protestando pelo fim da escala 6×1 e por tarifa zero! Os dois projetos estão em debate em Brasília e precisamos pressionar o Congresso Nacional!

A luta pelo fim da escala 6×1 é uma luta por dignidade, saúde e qualidade de vida. Deputados da direita e da extrema-direita estão ao lado dos patrões e tentam impedir o avanço do fim da escala 6×1. Em vez de reduzir a jornada e garantir mais direitos, defendem propostas que mantêm ou até ampliam as jornadas de trabalho.

A implementação da Tarifa Zero é garantir que o transporte público seja um direito essencial de toda a população, como já está na nossa Constituição desde 2015.

A luta pela tarifa zero é uma luta fundamental para a classe trabalhadora, que já paga muitos impostos! As cidades que já têm a Tarifa Zero viram a injeção de dinheiro na economia aumentar, com mais consumo de bens e serviços. Defendemos uma gestão 100% pública.

Precisamos derrotar o congresso inimigo do povo!

PLANTÃO JURÍDICO NESTA QUARTA TIRA DÚVIDAS SOBRE INTERVALO NOTURNO

PLANTÃO JURÍDICO NESTA QUARTA TIRA DÚVIDAS SOBRE INTERVALO NOTURNO

Nesta quarta, 20, a direção jurídica do Sindimetrô RS, com a assessoria do Escritório Young, Dias, Lauxen e Lima advogados estarão em plantão para tirar dúvidas sobre o processo do intervalo noturno.

Todos(as) os(as) metroviários(as) que trabalharam em escala de revezamento que fizeram noite nos últimos 5 anos podem participar do processo coletivo que está em andamento. O plantão começa às 13h na sede do Sindimetrô RS.

HÁ 3 ANOS, MINISTRO DA CASA CIVIL PROMETEU A RETIRADA DA TRENSURB DA LISTA DE PRIVATIZAÇÕES

HÁ 3 ANOS, MINISTRO DA CASA CIVIL PROMETEU A RETIRADA DA TRENSURB DA LISTA DE PRIVATIZAÇÕES

No dia 23 de maio completam três anos de uma promessa que não sai da memória dos(as) metroviários(as). No dia 23 de maio 2023, o então ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu com parlamentares da bancada gaúcha em Brasília. O ministro Rui Costa garantiu na ocasião que a Trensurb seria retirada do PND naquele ano.

No mês seguinte, o BNDES renovou por dois anos o contrato com a empresa responsável pelos estudos de privatização da Trensurb e outras empresas públicas de transporte no Brasil. O Sindimetrô RS segue lutando pela defesa do serviço público de qualidade e pela Trensurb pública.

O governo Lula tem sido marcado pelo compromisso com capital privado ao patrocinar, financiar e garantir estabilidade nos processos de privatização por meio do BNDES. Estudos de modelagem, concessões e financiamentos das privatizações estão sendo realizados com recursos públicos. Diante desse cenário, não nos calaremos.

Lula precisa cumprir seu compromisso e parar as privatizações. O BNDES não pode mais ser financiador da venda do que é do povo. Lula, se privatizar a Trensurb, não conte com os votos da categoria metroviária!