SINDIMETRÔ RS CONTRA TODO O TIPO DE VIOLÊNCIA E INTOLERÂNCIA

SINDIMETRÔ RS CONTRA TODO O TIPO DE VIOLÊNCIA E INTOLERÂNCIA

Nesta quinta, 14, estivemos na 2ª Vara do Júri, no Fórum Central Porto Alegre para acompanhar o julgamento do caso envolvendo a tentativa de homicídio do agente de segurança da Trensurb.

O caso ocorreu em 2009 enquanto o metroviário trabalhava e teve motivação racista, conforme a investigação comprovou a associação a grupos neonazistas dos acusados.

O Sindimetrô RS esteve presente para dar o apoio de toda a categoria metroviária para cobrar justiça!

SINDIMETRÔ RS NA LINHA

SINDIMETRÔ RS NA LINHA

Dessa vez, visitamos os colegas do noturno da manutenção. Falamos sobre os processos judiciais em curso, que tratam dos intervalos no turno da noite, momento em que os colegas puderam tirar suas dúvidas sobre o andamento do processo. Também falamos sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, em negociação no momento, e nossa luta pela garantia do emprego dos metroviários e metroviárias, tanto no Acordo Especial, quanto no Congresso Nacional, com o Projeto de Lei que protocolamos junto à deputada Fernanda Melchionna. Convidamos o pessoal para participar da caravana à Brasília, dando continuidade a nossa luta incansável contra a privatização da Trensurb.

Todas as semanas marcamos presença junto à base porque acreditamos que uma categoria unida e bem informada nos torna mais fortes!

PARTICIPE DA CARAVANA A BRASÍLIA EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

PARTICIPE DA CARAVANA A BRASÍLIA EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

No dia 16 de junho, estaremos em Brasília para a Audiência Pública em defesa do sistema metroferroviário público do Brasil, que ocorrerá às 16 horas na Câmara Federal dos Deputados. O Sindimetrô RS está organizando uma caravana que irá de ônibus até lá.

A Audiência é fruto de articulação com a Dep. Federal Fernanda Melchionna, e visa debater o futuro das empresas públicas de transporte metroferroviário, dialogar acerca dos prejuízos sociais decorrentes das privatizações e principalmente cobrar do
Governo Lula uma postura transparente sobre o sistema de transporte coletivo sobre trilhos no país.

A caravana está prevista para saída da sede do Sindimetrô RS no dia 14/06 de ônibus rumo à Brasília, com retorno no dia 18/06. Os horários ainda serão definidos. As inscrições estão abertas de 11 de maio a 3 de junho.

Precisamos do teu apoio e participação para pressionar o Governo Federal. Vamos mostrar a força da categoria metroviária!

Para mais informações e inscrições, entre em contato com a secretaria do sindicato por telefone ou whatsapp: 51 3374 4200.

SINDIMETRÔ RS NA LINHA

SINDIMETRÔ RS NA LINHA

Nesta sexta, dia 8, mais uma vez a diretoria do sindicato foi pra linha dialogar com a categoria, escutar as demandas, esclarecer as dúvidas e atualizar sobre as lutas que estamos travando. Todas as semanas marcamos presença junto à base porque acreditamos que uma categoria unida e bem informada nos torna mais fortes!

SETOR DE SEGURANÇA É TEMA DE REUNIÃO COM A DIREÇÃO DA TRENSURB

SETOR DE SEGURANÇA É TEMA DE REUNIÃO COM A DIREÇÃO DA TRENSURB

Nesta quinta, 07, uma reunião foi realizada com a Diretoria da Trensurb para tratar de questões do setor da Segurança. Foram debatidos pontos relacionados às condições de trabalho e à segurança de empregados(as) da segurança metroviária, especialmente sobre a Ação Civil Pública (ACP) da Segurança.

Estiveram presentes representantes do Sindimetrô RS, da COMSEGUR, além do Escritório de Advocacia Pro Just. Da direção da Trensurb estavam o Diretor de Finanças, o Gerente Jurídico, o Gerente de Operações, o Gerente de Recursos Humanos, o Chefe do SEDEC e o Chefe do Setor da Segurança.

Foi discutida a importância da criação de procedimentos e protocolos específicos para atuação em dias de jogos de futebol, diante do aumento do fluxo de usuários e das situações de risco, bem como a elaboração de protocolo de evacuação de estações em casos de alagamentos, especialmente após os acontecimentos registrados na Estação São Leopoldo. A empresa se comprometeu a estudar e implementar os protocolos.

A empresa informou que vem cumprindo a maior parte das adequações previstas na ACP, como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Para comunicação operacional e a segurança das equipes, a Trensurb irá adquirir rádios de comunicação para cada agente de segurança.

Um treinamento junto à Academia da Polícia Civil (Acadepol) está previsto para iniciar no dia 25 de maio para capacitação de profissionais da segurança. Também foi informada a criação de um centro de treinamento para os(as) agentes da Segurança, ainda sem data.

O Sindimetrô RS seguirá cobrando da direção da Trensurb o cumprimento dos protocolos e ações na defesa de melhores condições de trabalho e pela valorização dos(as) metroviários(as).