NOVA TURMA DO CURSINHO POPULAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

NOVA TURMA DO CURSINHO POPULAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Neste sábado, dia 25, aconteceu a aula inaugural da nova turma do cursinho popular para concursos públicos, organizado pelo Sindimetrô RS em parceria com o Emancipa. As aulas acontecem todos os sábados, de forma totalmente gratuita. Ainda há vagas para inscrição.

Este é o quarto ano de existência do projeto, que tem como objetivo agir sobre a grande desigualdade que há no acesso à educação, proporcionando a jovens e adultos uma ferramenta a mais na busca por melhores condições de trabalho. Longe de ser um privilégio, o Sindimetrô RS acredita que o serviço público deve ser cada vez mais ampliado, com mais concursos e vagas.

O projeto é a materialização do compromisso do senso de solidariedade e coletividade do nosso sindicato com toda a classe trabalhadora. Se tiver interesse em participar, entre em contato pelo whats do Sindimetrô RS: 51 33744200.

SINDIMETRÔ RS VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA

SINDIMETRÔ RS VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA

Na noite de quinta, dia 23, o Sindimetrô RS esteve presente na Sevip para conversar com os metroviários do setor de manutenção noturna, reafirmando seu compromisso de estar presente em todos os espaços de trabalho dentro da Trensurb. O setor da manutenção já foi o maior da empresa, e desempenha um papel fundamental para manter a qualidade do serviço que prestamos à população gaúcha. A manutenção sofre diretamente com os efeitos de um processo contínuo de desmonte pela terceirização.

A visita teve o acompanhamento da advogada Ana Rita do escritório Projust, que presta assessoria jurídica ao sindicato. Durante a noite, tiramos dúvidas sobre processos em andamento de interesse do setor e sobre o possível PDV. Também foi debatido o Projeto de Lei que trata da garantia de emprego da categoria metroviária, o início das discussões sobre o ACE e a distribuição da nova camiseta da campanha salarial e contra a privatização. Foram trazidas denúncias de assédio, que serão encaminhadas e cobradas ações da direção da Trensurb.

As visitas ao setor da manutenção noturna têm um papel fundamental de escuta, informação e mobilização. A luta contra a privatização da Trensurb precisa do apoio de todos(as) os(as) metroviários(as). Seguimos em busca de melhores condições de trabalho, pela garantia de emprego e a união da categoria metroviária é fundamental para enfrentar os desafios que virão pela frente.

SINDIMETRÔ NA LINHA!

SINDIMETRÔ NA LINHA!

Nesta sexta, dia 24, mais uma vez a diretoria do Sindimetrô RS passando nas estações para dialogar com a base, atualizando sobre os últimos passos dados na luta contra a privatização da Trensurb e em defesa dos empregos da categoria.

Também ouvimos e acolhemos mais uma vez a denúncia sobre as infiltrações de água nas estações, colocando em risco a vida da população, dos metroviários e das metroviárias. Levaremos esta demanda adiante para exigir medidas da empresa.

EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, SEGUIMOS EM UNIDADE

EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, SEGUIMOS EM UNIDADE

Encerrando nossa agenda em Brasília, dia 16 participamos da plenária em defesa dos serviços públicos, organizada pelo Sindimetrô DF, em parceria com o Movimento Passe Livre, o SindiÁgua-DF, e os sindicatos de metroviários e metroviárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além da Fenametro.

Foi um importante espaço de troca e debate entre diferentes categorias. Com duração de um dia inteiro, o evento tinha como mote “Pela estatização estratégica dos setores essenciais do serviço público e pela valorização real dos trabalhadores!”.

O desmonte do funcionalismo público não é um ataque apenas aos servidores e servidoras, mas também atinge diretamente os direitos sociais de toda a população brasileira.

O Sindimetrô RS reafirma a necessidade de unidade de toda a classe trabalhadora para resistir às políticas neoliberais de qualquer governo que não atenda às necessidades do povo.

Seguimos em luta!

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE NESTA QUINTA

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, 23, a diretoria do Sindimetrô RS vai até o setor da manutenção noturna para dialogar com a categoria. A visita conta com a presença da assessoria jurídica do sindicato e começa às 22h, na SEVIP.

Traga suas dúvidas!

O BRASIL QUER TARIFA ZERO!

O BRASIL QUER TARIFA ZERO!

Nossa campanha por tarifa zero está no ar! Em colaboração entre os sindicatos dos(as) metroviários(as) do Brasil, nossa luta é por transporte público de qualidade e gratuito para a população.

A tarifa zero é uma realidade em mais de 130 cidades no Brasil, mas é preciso muita luta para conquistar o modelo de tarifa zero que não seja apenas mais um bom negócio para os mais ricos continuarem lucrando. Por isso, o modelo que defendemos é que de gestão pelos(as) trabalhadores(as) e com taxação dos mais ricos para financiamento.

O futuro necessita de saídas coletivas, como o sistema de transporte público gratuito, com integração, qualidade e com investimentos e gestão pública.

Vem com a gente abrir caminhos para que o direito constitucional ao transporte seja de fato uma realidade para todas as pessoas!

Dia 30/04 estaremos nas ruas para conversar com a população. Taxar os super ricos para ter Tarifa Zero!