Passados dois anos de maio de 2024, os alertas seguem: não há plano de prevenção e enfrentamento a enchentes por parte do prefeito Melo e do governo Leite. Em maio de 2026, é possível ver as marcas das enchentes, que não estão marcadas nas paredes. Ainda há famílias em moradias temporárias, morando em áreas de risco, produtores rurais endividados, obras estruturais essenciais inacabadas.
O mês ficou marcado na história do Rio Grande do Sul com as catástrofes causadas pelos altos volumes de chuva e pela negligência no enfrentamento às mudanças climáticas. A operação da Trensurb foi afetada, com estações inoperantes que só foram reabertas em dezembro de 2024.
O ano foi desafiador para toda a população gaúcha. A água atingiu mais de um metro no bairro Humaitá e deixou nossa sede inacessível por três semanas. Nosso auditório ficou interditado e só foi reinaugurado após quase um ano depois.
No momento mais crítico, a solidariedade metroviária se faz necessária. Muitos colegas precisaram de ajuda. Realizamos mutirões de limpeza e organizamos uma vaquinha online para ajudar os metroviários atingidos. Seguimos cobrando da empresa as condições de trabalho no retorno da operação.
Até hoje os transtornos seguem, mesmo após o aporte financeiro do Governo Federal de quase R$ 300 milhões para a reconstrução da Trensurb pós-enchente. Os alagamentos em diversos trechos e obras intermináveis para reestabelecer a energia continuam causando transtorno e piorando o serviço essencial que prestamos à população gaúcha.
É preciso pressionar os governos para a implantação de sistemas eficientes para o enfrentamento às cheias e grandes volumes de chuva que podem ocorrer com mais frequência e intensidade nos próximos períodos.
Na próxima quarta-feira, 13, a diretoria do Sindimetrô RS irá até a SESIN para dialogar com a categoria do setor de manutenção noturna.
A visita ocorre às 21h30 e contará com a presença da assessoria jurídica do escritório Young, Dias, Lauxen e Lima, que irá acompanhar a diretoria do sindicato para tirar dúvidas e dialogar com o setor.
O Sindimetrô RS trabalha para fortalecer a comunicação com a base metroviária na busca de soluções para a categoria em defesa de um serviço público, estatal e de qualidade.
No dia 16 de junho, estaremos em Brasília para a Audiência Pública em defesa do sistema metroferroviário público do Brasil, que ocorrerá às 16 horas na Câmara Federal dos Deputados. O Sindimetrô RS está organizando uma caravana que irá de ônibus até lá.
A Audiência é fruto de articulação com a Dep. Federal Fernanda Melchionna, e visa debater o futuro das empresas públicas de transporte metroferroviário, dialogar acerca dos prejuízos sociais decorrentes das privatizações e principalmente cobrar do Governo Lula uma postura transparente sobre o sistema de transporte coletivo sobre trilhos no país.
A caravana está prevista para saída da sede do Sindimetrô RS no dia 14/06 de ônibus rumo à Brasília, com retorno no dia 18/06. Os horários ainda serão definidos.
Precisamos do teu apoio e participação para pressionar o Governo Federal. Vamos mostrar a força da categoria metroviária!
Para mais informações e inscrições, entre em contato com a diretoria do sindicato através da secretaria: 51 3374 4200.
Nesta segunda, 4, a diretoria do Sindimetrô RS, do SINTEC e representantes da base metroviária se reuniram com a pré-candidata à governadora Juliana Brizola, juntamente do Vereador Roberto Robaina. Juliana afirmou seu compromisso pela defesa da Trensurb pública.
Durante a reunião, foi entregue uma carta de apoio à Trensurb pública e pela garantia de empregos da categoria metroviária.
O Sindimetrô RS seguirá procurando a todas as candidaturas ao governo estadual para dialogar e questionar sobre propostas sobre o transporte, tarifa zero, investimentos no serviço público e o futuro da Trensurb pública.
Nesta terça-feira, 28, a 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo condenou Zé Maria a dois anos de prisão, pelo crime de “racismo”. Zé Maria foi condenado por criticar e denunciar o genocídio em curso pelo estado genocida de Israel contra o povo palestino.
O processo contra foi movido por duas entidades: a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).
Zé Maria foi metalúrgico, sindicalista, fundador do PT, CUT e PSTU. Liderou as greves históricas do ABC Paulista nos anos 1970, ao lado de Lula. É presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Todo apoio a Zé Maria!
Nesta terça, 28, representantes do Sindimetrô RS juntamente da comissão de negociação se reuniram com a direção da Trensurb para mais uma rodada de negociações do ACT 2026-2028. É a segunda reunião para tratar do assunto.
Foram aprovadas todas as cláusulas sociais já existentes. As novas sugestões serão analisadas. Uma reunião da diretoria da Trensurb com a SEST em Brasília ocorrerá nos próximos dias para definir os próximos passos da negociação das cláusulas financeiras. Também foi prorrogado o acordo atual até 30/05.
O momento é decisivo e precisamos de toda a força da categoria metroviária para avançar nos nossos direitos e defender o futuro da Trensurb pública, estatal e de qualidade.