Neste sábado, 6 de abril, iniciamos um novo ano do Cursinho Popular Preparatório para concursos públicos do Sindimetrô RS. O projeto oferece aulas gratuitas aos sábados. A parceria entre o Sindimetrô RS e a Rede Emancipa visa suprir uma demanda social no acesso a concurso público. Em 2023, mais de 200 estudantes participaram do projeto. O curso oferece aulas de português, matemática e informática.

As aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 12h, de forma gratuita, ministradas por professores(as) da Rede Emancipa no auditório do Sindimetrô RS, no bairro Humaitá em Porto Alegre.

O objetivo do curso é capacitar interessados(as) em ingressar na carreira , ainda sem data. A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita.

Enfrentamos desigualdades estruturais no acesso à educação no país. O projeto visa ampliar oportunidades para pessoas interessadas em ingressar na Trensurb e em outros concursos públicos. O acesso à educação e ao conhecimento libertam e são parte estratégica para a mudança social.