img_0617

O debate de conjuntura e previdência e a discussão e votação de resoluções marcaram o encerramento do X Congresso dos Metroviários do RS, realizado em Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Para falar sobre conjuntura, a direção do Sindimetrô/RS convidou o historiador Valério Arcary. A reforma da previdência foi abordada pelo sindicalista Érico Corrêa, presidente do Sindicaixa e membro da Executiva Estadual da CSP Conlutas.

Arcary fez um apanhado geral da crise do capital e de como ela interfere na vida dos trabalhadores, sobretudo, dos brasileiros. Ao contrário do que tentam fazer acreditar, a crise do capital não é de consumo. É, sim, de produção.

Para reverter esse quadro, os detentores do capital martelam diariamente a necessidade de enxugar o tamanho do estado, que, segundo eles, passa pela redução na prestação de serviços à população e pelo corte de direitos dos trabalhadores. “Repetem exaustivamente que temos muitos direitos”, sublinha Arcary.

O historiador afirma que a burguesia brasileira depende de investimentos estrangeiros e que para atrair esses investidores é preciso cortar o máximo possível de direitos da classe trabalhadora. “Os investidores estrangeiros querem que o Brasil oferte as mesmas condições de exploração de mão de obra que os países da Ásia”, destacou Arcary, enfatizando ainda que as variáveis mais importantes para isso ocorrer passam pela redução do salário médio e de investimentos públicos.

No campo político, os brasileiros tiveram duas oportunidades de romper com o sistema. Em 1984, o PMDB se negou a fazer essa ruptura. Uma segunda chance foi dada em 2002, com a eleição de Lula, mas a direção do PT preferiu fazer um acordo com o capital para um governo de conciliação.

img_0614 img_0613
PREVIDÊNCIA – A reforma da previdência pretendida pelo Governo Temer foi abordada pelo sindicalista Érico Corrêa. Ataca direitos elementares da classe trabalhadora, prejudicando principalmente as mulheres, e impõe uma situação em que a aposentadoria será praticamente impossível. Por outro lado, mantém a transferência de recursos para a iniciativa privada, sobretudo para o sistema financeiro.

Entre os ataques contidas na proposta do governo está a exclusão dos militares da reforma, a redução em 50% da pensão por morte e a desvinculação das políticas sociais do salário mínimo. Corrêa salientou que um terço do que contribuímos para a previdência vai para o sistema financeiro, através da Desvinculação de Recursos da União (DRU).

“O capitalismo avança sobre os trabalhadores, que estão escolhendo, ao final de cada mês, para que filho comprar um par de tênis”, exemplificou o sindicalista. Mas essa ferocidade do capital vai acabar avançando sobre aqueles trabalhadores que ainda estão conseguindo se manter.

RESOLUÇÕES – As resoluções apresentadas ao X Congresso dos Metroviários do RS foram debatidas no sábado (10), à tarde, nos trabalhos em grupos, e no mesmo dia, à noite, e na manhã do domingo (11), em plenário.

Entre as mudanças propostas e aprovadas, destaque para a criação da Secretaria de Mulheres, que deverá ter, necessariamente, uma mulher como titular e outra como adjunta. Além disso, a participação feminina na composição de chapas para processos eleitorais foi aumentada de 20% para 30%,proposta pela Direção do Sindimetrô/RS. Uma adequação ao que já vigora na Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro).

O conjunto de resoluções votadas e aprovadas no Congresso, bem como uma moção de apoio aos servidores do RJ e do RS, que enfrentam duros ataques dos respectivos governos estaduais, serão publicadas em breve nos meios eletrônicos do sindicato.

img_0609