Os metroviários brasileiros seguem na luta contra as privatizações da CBTU e da Trensurb, pelo governo Bolsonaro. E parte importante desta batalha é a articulação política com a criação de uma frente parlamentar mista de defesa do transporte sobre trilhos no Congresso Nacional.

Para isso, os sindicatos dos metroviários do RS, de MG, de PE, de AL e do RN estão há meses atrás de suas respectivas bancadas de deputados e senadores para colher assinaturas para dar início a esta frente. E conseguiram. Atingiram a meta mínima exigida para o processo de abertura, que é de 171 congressistas.

Representando os metroviários gaúchos, os diretores Raquel, Ronas e Wladimir chegaram em Brasília na última segunda-feira (08) e cumprem agenda nos gabinetes dos parlamentares, onde encontraram-se com a deputada Fernanda Melchionna na (PSOL/RS), com Elvino Bohn Gass (PT/RS) e no escritório da Advocacia Garcez, que realiza a assessoria jurídica dos trabalhadores metroferroviários dos cinco estados. Nas reuniões trataram dos próximos passos a serem dados após conseguirem as mais de 220 assinaturas de parlamentares (deputados e senadores).