A presidente do Tribunal Federal do Trabalho da 4ª Região decidiu que a paralisação dos metroviários é legal, ao contrário do que alegava a Trensurb em pedido de liminar ao TRT. Em seu despacho, a desembargadora Carmen Izabel Centena diz: “…é lícito aos trabalhadores o direito de greve, ainda que em atividade essencial, desde que garantido o atendimento previsto em lei.”

A magistrada declarou ainda: “…Não verifico, de plano, a abusividade da paralisação pretendida, conforme apontado pelo suscitante…”

O Dia Nacional de Luta é pela vacinação dos metroferroviários e de todas as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar. A Federação dos Metroferroviários organizou manifestações em todos os estados e no Distrito Federal, onde a categoria entrou em greve hoje.

A presidente do TRT diz também: “…cabe a esta julgadora estabelecer um parâmetro para garantir a prestação dos serviços essenciais à população sem, entretanto, prejudicar de forma demasiada o movimento dos trabalhadores.”

E determinou o que segue:
“…fixo que a categoria profissional deverá garantir o funcionamento do serviço do TRENSURB, com 100% do efetivo dos trabalhadores na forma usual no período da pandemia, no horário das 06h às 07h, do dia 20/04/2021, sob pena de multa de R$100.000,00…”

Governo de SP recua e anuncia a imunização dos metroferroviários

Os metroferroviários de São Paulo, que atuam na linha de frente da operação, serão vacinados contra covid-19 a partir de 11 de maio. O anúncio do governo do estado ocorreu na tarde deste sábado, 17, após as entidades sindicais decretarem “greve sanitária” para terça-feira, 20.
Serão vacinados todos os operadores de trens, independentemente da idade, seguranças, bilheteiros, técnicos de manutenção e trabalhadores da limpeza acima de 47 anos, que lidam diretamente com o público.