O Sindimetrô garantiu na justiça que a Trensurb realize testes para a Covid-19 nos metroviários e a repeti-los a cada 21 dias. A sentença judicial deve ser cumprida enquanto vigorarem os decretos estaduais de enfrentamento da pandemia. A medida abrange os 850 metroviários da base da entidade.

A decisão da juíza Daniela Elisa Pastório da 1ª Vara do Trabalho de São Leopoldo, atende a ação do Sindicato dos Metroviários do RS, através da assessoria jurídica Britto & Lemmertz. A magistrada estabeleceu multa diária de R$ 2.000,00 em caso de descumprimento, a contar da data da notificação.

O presidente do Sindimetrô/RS disse que a medida traz mais segurança aos metroviários da linha de frente, que não pararam, e também aos usuários do trem: “Foram seis meses de disputa judicial, mas conseguimos garantir que os metroviários sejam testados periodicamente”, declarou Luís Henrique Chagas.

Da tramitação
O Sindimetrô/RS ajuizou a ação em 17 de julho passado, no auge da pandemia, e conseguiu uma liminar no dia 27 do mesmo mês. A empresa recorreu e a liminar foi cassada três dias depois. Agora, seis meses depois, no julgamento do mérito, o pedido foi considerado procedente.

Momento crítico
Num momento em que o país enfrenta, dentro de sua crise sanitária, situações desesperadoras como a de Manaus, onde a segunda chega com ainda mais força que a primeira, esta é uma importante vitória da categoria, mesmo com o governo Bolsonaro e seu ministério da saúde se omitindo de suas responsabilidades e sabotando deliberadamente o trabalho de profissionais da saúde e de cientistas.

Confira repercussão na mídia:

GZH: https://abre.ai/b0VE
Sul 21: https://abre.ai/b0VI
TRF 4: https://abre.ai/b0VM
Rádio Guaíba: https://abre.ai/b0VB
Agência GBC: https://abre.ai/b0Vr
Jornal NH: https://abre.ai/b0VO