A venda da Carris e da Trensurb está relacionada com o projeto de privatizações no país e conta com aliados poderosos que estão no poder. Ontem Melo se reuniu por breves 10 minutos com Bolsonaro e aliados e declarou que se sente otimista quanto à privatização da Carris e os cortes que vem fazendo para “salvar” o sistema de transporte coletivo em Porto Alegre.

Melo está à serviço dos empresários e promete que irá melhorar o transporte público para os usuários. Porém, até agora o que foi feito na prática foi a retirada de direitos e a precarização do setor. Os investimentos bilionários em empresas públicas que estão à beira da privatização favorecem esquemas suspeitos que não se revertem na qualidade dos serviços à população.

Na reunião, a presença de Onyx Lorenzoni acendeu um alerta. O Ministro de Bolsonaro admitiu que recebeu verbas não declaradas nas campanhas eleitorais em 2012 e em 2014 e pagou uma multa em acordo para encerrar o caso. Mesmo assim, segue defendendo que o Brasil está livre de corrupção. Na mais recente pesquisa de intenção de votos para o governo do RS, Lorenzoni aparece em empate técnico em primeiro lugar na disputa.

As fake news são a ferramenta principal para blindar cúmplices de Bolsonaro e o próprio presidente. Segundo um levantamento da plataforma independente Aos Fatos, Bolsonaro citou uma média de 3 mentiras ou informações distorcidas por dia desde que iniciou seu mandato. A Polícia Federal afirmou ao STF que Bolsonaro teve uma atuação “direta e relevante” na disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas. Estamos em ano eleitoral e é o momento de estarmos vigilantes a alianças perigosas aos trabalhadores e servidores públicos.