Os metroviários do país encerram o ano de 2020 unidos contra a privatização da Trensurb e CBTU. Na última segunda-feira, 28, ocorreu a primeira reunião dos sindicatos dos metroviários do RS, MG, AL, PE e RN com o escritório  Garcez Advocacia, que representará a categoria em ações contra privatização das duas estatais.

No encontro virtual foi oficializada a formação da Frente em defesa do transporte público sobre trilhos, que atuará jurídica e politicamente, para defender os interesses dos trabalhadores dessas estatais.

O presidente do Sindimetrô  adiantou que as entidades atuarão politicamente junto aos parlamentares: “Queremos que os deputados façam parte dessa Frente e defendam a manutenção da TRENSURB e CBTU públicas”, declarou Luís Henrique Chagas.

O sindicato dos metroviários do RJ também deverá integrar a Frente por conta da truculência do governo Bolsonaro que decidiu, unilateralmente, transferir as atividades da sede administrativa da CBTU no Rio, para o Distrito Federal.

Uma medida totalmente autoritária, que prejudicará cerca de 500 trabalhadores. Os metroviários que não quiserem ou não puderem se mudar para Brasília, visto que o governo não pagará o auxílio financeiro, obrigatório em transferências, terá que pedir demissão.
O escritório Garcez Advocacia  já ingressou com ação na Justiça do Trabalho, contra tamanha arbitrariedade e injustiça.

O escritório, com matriz em Brasília e filiais em São Paulo, Rio e Curitiba, atua na defesa de trabalhadores e sindicatos em tribunais superiores e, principalmente, em batalhas jurídicas para evitar as privatizações de empresas públicas, como Petrobras, Eletrobras e Casa da Moeda.