Sapucaia do Sul foi a quarta cidade da região metropolitana a vacinar os metroviários da Trensurb. Cerca de 57 trabalhadores – operadores de trens, oficinas, bilheterias e segurança metroviária – receberam a primeira dose da Oxford/AstraZeneca. As aplicações foram feitas por profissionais da secretaria da saúde do município, na Estação Sapucaia.

Desde o início da vacinação dos metroviários foram aplicadas 308 vacinas em quatro cidades atendidas pela Trensurb: Porto Alegre (58), Canoas (158), Esteio (35) e Sapucaia (57). Além da vacinação de hoje, há conversas para que a capital gaúcha ceda mais algumas doses para os setores de tráfego (operadores de trens) e das manutenções.

A vacinação dos metroviários vem sendo pautada pelo Sindimetrô junto à Trensurb desde fevereiro. Após isso ocorreram protestos em luto pela morte de quatro metroviários pela Covid-19 e exigindo vacinas a todos os metroviários que atuam na linha de frente, desde o início da pandemia.

“É uma sensação incrível ver o resultado de nossas lutas sendo aplicadas nos braços dos colegas. E ainda teremos muitas lutas pela frente. Pois temos muitos colegas que não se imunizaram ainda e se dependêssemos somente do governo Bolsonaro, não haveria vacinas para todos”, ressaltou o diretor Ronas Filho.