Os sindicatos dos metroviários do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de Pernambuco e dos ferroviários do Rio Grande do Norte e de Alagoas criaram um Comitê Jurídico Nacional contra a privatização dos metrôs. Pelo cronograma do governo Bolsonaro,  Trensurb e CBTU serão privatizadas em 2021.

Com o objetivo de barrar esse processo, as entidades que representam as categorias dos metroviários e dos ferroviários contrataram o escritório Garcez Advocacia, especializado na defesa das empresas estatais junto aos tribunais superiores e que já representa trabalhadores de empresas públicas, como Petrobras, Eletrobras e Casa da Moeda, entre outras.

Luís Henrique Chagas,  presidente do Sindimetrô-RS, acredita que essa unidade para alcançar um objetivo comum deve se intensificar entre diversas categorias de servidores públicos. Além de protestos, paralisações, operação padrão, entre outras ações contra as privatizações, as entidades dos trabalhadores começam a criar suas frentes jurídicas.

“Enfrentaremos a fúria privatista dos governos com ações jurídicas e políticas, mas unidos nacionalmente”, assinalou Chagas.

A criação de um Comitê Jurídico Nacional foi aprovada pelas diretorias das entidades dos cinco estados.

*Com informações do Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul.

Fonte: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2020/12/metroviarios-e-ferroviarios-de-cinco-estados-se-unem-contra-privatizacao-de-trensurb-e-cbtu/