A vacinação de mais 100 metroviários a partir desta sexta-feira (4), é uma grande conquista para a categoria. Desta vez será o município de Canoas que fornecerá as doses dos imunizantes. Serão imunizados outros 30 funcionários da segurança metroviária e o restante para metroviários das bilheterias. Em ambos os casos, sevao vacinados metroviários com menos de 58 anos, que não tenham comorbidades.

A vice-presidente do Sindimetrô disse que a luta do sindicato é para garantir a vacinação de todos os metroviários e metroviárias: “O risco de trabalhar diariamente em ambientes fechados e com muitas pessoas é enorme”, alertou Keity Goularte.

Em fevereiro, o Sindimetrô sugeriu à direção da Trensurb que negociasse a liberação das doses, pelos municípios atendidos pelo trem. Em 24 de março o sindicato fez um protesto na estação Mercado, com a liberação das catracas durante 30 minutos. Em 20 de abril ocorreu uma paralisação dos trens durante uma hora. As mobilizações foram pela imunização dos metroviários. E, finalmente, no início de maio a secretaria da saúde de Porto Alegre vacinou 58 metroviários da segurança.

Para o presidente da entidade as conquistas são pequenas, mas a mobilização é fundamental: “Não podemos deixar nossas vidas nas mãos de um governo negacionista, que faz piada com a covid”, denunciou Luís Henrique Chagas.

A mobilização da categoria também é pela vacinação de todos os trabalhadores. Mas, pela atitude do governo Bolsonaro, a imunização em massa vai demorar: “Temos que derrubar esse presidente, antes que mais meio milhão de vidas sejam perdidas”, concluiu Chagas.

Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde