Neste episódio do Fora da linha – o podcast do Sindimetrô RS vamos conversar sobre a trajetória da luta metroviária. O Sindimetrô RS tem um legado forte de lutas e mobilizações em defesa dos direitos não só dos(as) trabalhadores(as) da Trensurb, mas também de toda a classe trabalhadora.

Além de contar casos curiosos, convidamos metroviários(as) para uma conversa sobre paralisações que foram marcantes nas suas histórias. Cabeça relembra da mais longa greve da categoria, de 23 dias durante a campanha salarial de 1994. Maria fala da greve de 2019 contra a reforma da previdência, em que foi suspensa pela direção da Trensurb e junto de mais 5 colegas, ficou afastada por um ano e meio. Almada conta como foi sua participação na greve de abril de 2023.

Participam deste episódio:
ANA PAULA ALMADA, é segurança metroviária desde 2017, diretora sindical desde esse ano.Também graduada em história e pedagogia, com especializações na área da educação
LUIS CABEÇA, é metroviário desde 1987. Em 1988 foi para ser representante do setor da manutenção e é diretor sindical desde então.
MARIA ANGELICA SILVEIRA DO AMARAL, que é metroviária desde 2007 e diretora sindical há 13 anos.

O Fora da Linha é uma realização do Sindimetrô RS.
Mediação NADIE ALIBIO
Técnico de Som SINARA DUTRA
Gravado no OT Play em Canoas

Ouça o episódio pelo Spotify