A partir de amanhã, o valor do diesel vai aumentar 8,9%

Bolsonaro fez declarações sobre os aumentos absurdos nos preços de combustíveis como se não tivesse responsabilidade nisso. Quem indica o presidente e a política de preços da Petrobrás? Ele mesmo, o presidente.

O Brasil poderia ser autossuficiente na produção de combustível se houvesse uma política interna de valorização e investimento público, com consequente retorno ao país. Mas, ao contrário, estamos vivendo uma escalada no preço do gás de cozinha, da gasolina… Quem consegue arcar com um botijão de gás a mais de 120 reais?

No governo Bolsonaro, a BR já gerou 445 BILHÕES de reais à União. Para onde está sendo destinado este dinheiro? Ele poderia ser revertido em políticas diretas de combate ao aumento dos combustíveis. Mas Bolsonaro finge que não tem nada a ver com isso. A distribuição de cargas e alimentos no Brasil depende quase que exclusivamente do transporte rodoviário: Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), 60% dos transportes no Brasil são realizados por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por aerovias.

Então, mesmo que você não tenha carro, o aumento nos combustíveis influencia na logística de tudo que você consome. Assim, a alta da gasolina e diesel também indicam um aumento direto no preço dos alimentos.

Em recente visita ao Estado e em uma live, Bolsonaro disse que o preço dos combustíveis é um crime e se posicionou contra o aumento. Mas o que está fazendo de fato para impedir esta política? O Brasil é o maior acionista da Petrobrás e nem o próprio Bolsonaro aguenta o caos que ele instaurou na economia em seu mandato. O Brasil piorou!