Na última quinta-feira, 13, a Câmara de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que garante passe livre em dias de eleições. Por maioria – 32 a 3 votos -, a isenção no transporte público voltou a ser lei.

Nosso prefeito, assim como Bolsonaro, tem visão seletiva: Melo afirmou que ninguém deixaria de votar por conta do deslocamento. Bolsonaro não enxerga a pobreza que seu governo democratizou: mais de 33 milhões de pessoas estão com fome. O direito ao passe livre em dias de eleições majoritárias, assim como as mudanças nos passes de aposentados e estudantes, haviam sido retirados pela gestão de Melo.

A justificativa foi balancear os gastos com o transporte em Porto Alegre. Melo rifa nossos direitos para enriquecer ainda mais os bolsos dos barões das empresas de transporte público. Dias antes do primeiro turno, a mobilização social conjuntamente com a bancada da oposição pressionou a prefeitura para a revogação desta decisão segregacionista.

Apesar de Melo afirmar que não havia dinheiro para garantir a passagem gratuita e entrar com recurso contra nossos direitos, o Ministério Público entrou em acordo e Melo cedeu.

asse livre em dia de eleição é direito do povo!