Hoje, 11, a direção do Sindimetrô RS se reuniu com o presidente da Trensurb, Fernando Marroni. Marroni tomou posse oficialmente no último sábado, 7 de julho. Durante a reunião, o Sindimetrô RS expôs algumas das demandas mais urgentes para a categoria, principalmente a saída definitiva da Trensurb do PND, além de problemas estruturais que precisam ser solucionados na operação. Marroni se colocou à disposição de ouvir as demandas dos(as) trabalhadores(as) e da importância do sindicato para intermediar a luta por um serviço de qualidade tanto para a população gaúcha quanto para melhorar as condições de trabalho na empresa.

As negociações do ACT 2023 também foram debatidas. A direção da empresa terá uma reunião com o SEST hoje, que deverão ser definidos os parâmetros de negociação. O órgão federal é responsável pelos acordos de trabalho. Entregamos nossa pauta à direção em 13 de abril e desde lá nosso acordo coletivo anterior está prorrogado enquanto as negociações não avançam. Tivemos duas reuniões em Brasília direto com a SEST pela falta de contato direto com a empresa sobre o andamento da discussão do nosso ACT.

O calendário de negociações com a empresa ainda será definido. Seguiremos vigilantes para avançar na luta por mais direitos, pela Trensurb pública.