Domingo, 12, o XII Congresso dos(as) Metroviários(as) do RS chegou ao seu terceiro e último dia. Nesta edição, a organização reuniu esforços para fazer do evento um grande ato político em defesa da Trensurb pública. A presença de representantes de entidades e centrais sindicais, parlamentares e autoridades mostrou o reconhecimento e a relevância da articulação da categoria metroviária. Defendemos a unidade na prática, com diálogo e construção coletiva.

Durante a manhã, o deputado federal Marcon (PT) esteve no evento e se colocou ao lado dos(as) trabalhadores pela manutenção da Trensurb pública. Com participação online, o Ministro de Comunicação Paulo Pimenta conversou com os(as) presentes, valorizando o papel da Trensurb pública como um serviço de qualidade no Rio Grande do Sul e se comprometeu a levar adiante nossa demanda pela retirada da Trensurb do PND.

Durante a plenária final, houve a votação e vitória por ampla maioria do balanço da gestão atual, seguida da resolução de uma formação de comissão que ficará encarregada de levar para a base metroviária a discussão sobre o Estatuto do sindicato.

O protagonismo das mulheres foi pauta do fechamento do Congresso foi o painel “As Mulheres e a Luta Sindical”, com a participação de Carla Zanella (Emancipa Mulher), Rejane Oliveira (CSP – Conlutas), Maria Silveira (FENAMETRO), Keity Goularte e Valéria Vanzin (Sindimetrô RS) reuniram suas falas no combate ao machismo e à violência contra a mulher nos espaços públicos e privados, e destacaram a presença essencial das mulheres em todas as lutas sindicais e políticas!

Nossa tarefa segue para barrar a privatização da Trensurb, e também lutar para reverter os retrocessos deixados pelo governo Bolsonaro. Pela auditoria da dívida pública, pela revogação da Reforma Trabalhista e Previdenciária e contra as terceirizações. Precisamos atuar ao lado da luta das mulheres, na mobilização antirracista, na luta LGBT, pelos trabalhadores sem terra, com movimento de luta por moradia, no combate à fome e contra o trabalho escravo. A categoria metroviária saúda os(as) presentes no XII Congresso dos(as) Metroviários(as) do RS!