Reportagem exibida pela RBS TV, no programa Jornal do Almoço, mostra a total falta de acessibilidade nas estações da Trensurb. Avisada sobre a reportagem, a empresa tentou, sem sucesso, disfarçar minimamente o que acontece no dia a dia dos usuários com limitações de locomoção.

Em todas as estações que utilizam passarelas como rampas de acesso, o usuário cadeirante, por exemplo, precisa do auxílio e boa vontade de terceiros para superar esse primeiro obstáculo.

Nas dependências das estações, outros problemas agravam ainda mais a situação. A maioria não tem elevadores, e em boa parte delas, o equipamento está fora de operação. É o que hoje acontece nas estações Esteio e Farrapos.

Sem funcionários em quantidade suficiente, muitas estações, em determinados momentos do dia, têm suas catracas liberadas, pois o funcionário responsável pelo controle do fluxo de passageiros precisa deslocar-se até a plataforma para auxiliar algum passageiro com necessidades especiais…E novamente esbarramos no que o Sindimetrô/RS denuncia quase que a todo momento…FALTA DE EFETIVO NAS ESTAÇÕES!

Veja a reportagem completa no link abaixo.

http://globotv.globo.com/rbs-rs/jornal-do-almoco/v/cadeirante-depende-de-ajuda-para-pegar-trem-na-regiao-metropolitana/4285601/