A sétima edição do Congresso Nacional dos Metroferroviários ocorrerá, de forma online, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. Prevista para ocorrer primeiramente em setembro de 2020, o evento já havia sido adiado para dezembro, devido ao agravamento da crise sanitária vivida pelo Brasil. Agora, a Fenametro irá reunir seus nove sindicatos filiados em três dias de debates e painéis virtuais através da plataforma Zoom.

A Federação Nacional dos Metroferroviários tem pela frente o desafio de unificar as lutas da categoria em nove estados brasileiros e usar sua força política para tentar barrar as privatizações de trens e metrôs de diversas partes do país.

Serão debatidos temas como as conjunturas nacional e internacional, as repressões às lutas sindicais promovidas por governos de todas as esferas, as pautas privatistas do governo Bolsonaro que ameaçam Trensurb e CBTU e a estatização de trens e metrôs como solução para a crise do transporte público brasileiro.

Os metroviários do RS terão direito a inscrição de oito delegados no congresso, sendo garantido os 30% de representatividade de gênero na eleição dos representantes gaúchos no evento. Na sexta-feira (12/02), será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, no saguão do prédio administrativo da Trensurb, às 12:30hs, para a eleição dos delegados.
Acesse o edital pelo link: https://www.sindimetrors.org/edital-de-convocacao-para-eleicao-de-delegadosas-para-o-7o-congresso-da-fenametro

O Congresso terá abertura na sexta-feira, dia 26/02, com centrais sindicais, partidos e sindicatos metroferroviários nacionais e internacionais.

Sábado (27/02):

– Conjuntura – 9:30 até 12:30h
– Almoço – 12:30 até 14h.
– Luta Contra Privatização e pela Estatização dos Metros – 14h até 18h.
– Finanças 18 as 19:30h.

Domingo (28/02):

– Balanço Fenametro – 9:30 até 11h.
– Opressões -11h até 13h.
– Almoço e preparação da Assembléia – 14:30 até 16h.
– Eleição para Direção – 16h até 18h.