Hoje, 07, ocorreu uma reunião com o novo presidente da Trensurb, Fernando Marroni, representantes do Sindimetrô RS, Sindaergs, Senge, Sintec, Saergs e também do Conselho de Administração da empresa. O grupo, representando todas as entidades sindicais representativas dos(as) trabalhadores(as) da Trensurb, entregaram uma carta com diversas reivindicações e demandas para o novo gestor da empresa. Amanhã, 8, Marroni assume oficiamente a presidência da Trensurb, após seis meses de impasses para a troca de cadeira.

Durante a reunião, as pautas foram apresentadas conjuntamente, com foco em questões estratégicas para melhorar as condições de emprego, assim como as condições de serviço e funcionamento da Trensurb. Entre as pautas, a retirada imediata da Trensurb do PND, também a discussão dos planos de carreira, a perda salarial, o debate sobre o plano de saúde, a urgência de revogar as terceirizações dentro da empresa, entre outras demandas trazidas pelos(as) trabalhadores(as).

Sabemos da necessidade de uma gestão transparente e que esteja aberta às reivindicações dos(as) servidores(as). Temos uma Trensurb para reconstruir, após sobrevivermos a 5 anos de desmonte e falta de investimento. Vamos seguir cobrando e denunciando a precarização do serviço público. É urgente tratar de problemas estruturais que pioram o serviço para avançar nas pautas.