A situação crítica da rede de saúde de Porto Alegre e da região metropolitana – tanto da pública, quanto da privada – levou o Sindimetrô a pedir, na manhã desta terça-feira (23), uma reação da direção da Trensurb cobrando ações para a inclusão dos metroviários nas próximas fases dos calendários de vacinação dos municípios atendidos pelos serviços da estatal.

O presidente da empresa, Pedro Bisch Neto e o diretor financeiro Geraldo Felippe receberam o presidente Luis Henrique Chagas e os diretores Ayllu e Lucas para tratar das consequências da bandeira preta do governo do RS na operação metroviária e o que a política de vacinação do governos municipais estão reservando à categoria dos transportes.

Chagas alertou para o agravamento das contaminações e o perigo da nova cepa do vírus. Cobrou vontade política da Trensurb de exigir dos municípios e do governo do estado a vacinação dos metroviários contra a Covid-19. Já que nossa categoria está atuando sem parar desde o início desta crise sanitária, transportando todos os demais profissionais dos serviços essenciais.

Mesmo estando o setor de transporte como um dos últimos grupos da quarta fase na lista de prioridades da secretaria estadual de saúde, as prefeituras têm autonomia para criar seus próprios critérios de distribuição das vacinas. Bisch Neto se comprometeu a fazer um levantamento de quantos metroviários seriam vacinados em cada uma das cidades para, posteriormente, procurar prefeitos e secretarias de saúde para viabilizar a antecipação da fase de imunização dos funcionários que estão na linha de frente da operação.

OUTRAS PROVIDÊNCIAS
O Sindimetrô pediu providências para a aglomeração de colegas nas salas de controle das estações maiores, onde seguranças e bilheteiros ficam num mesmo ambiente, mal ventilado e sem EPI ‘s adequados. Situação que contribuiu para os últimos surtos de coronavírus na base.

A empresa se comprometeu a comprar oxímetros e máscaras N95 para a operação. Com relação ao teletrabalho e ao revezamento nos afastamentos dos funcionários, isso será analisado setor a setor, conforme as necessidades e as possibilidades de cada um deles. E ainda reforçar as campanhas internas para o respeito aos protocolos sanitários no ambiente de trabalho.