AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA DEBATE OS RETROCESSOS DAS PRIVATIZAÇÕES NO SETOR DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA DEBATE OS RETROCESSOS DAS PRIVATIZAÇÕES NO SETOR DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

Na próxima semana, estaremos em Brasília para a Audiência Pública “Sistema Metroferroviário no Brasil e os retrocessos que os trabalhadores e o setor como um todo vêm enfrentando nos últimos anos”.

A Audiência ocorre na terça, dia 16 de junho de 2026, às 16h, dentro da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Trabalhadores(as) de comitivas metroferroviários do Brasil estarão presentes. A organização é fruto de construção entre o Sindimetrô RS junto do mandato da Deputada Federal Fernanda Melchionna.

Seguimos denunciando os prejuízos sociais decorrentes das privatizações e cobrando do Governo Lula uma postura transparente sobre o sistema de transporte coletivo sobre trilhos no país.

CONSELHO FISCAL DO SINDIMETRÔ RS ANALISA CONTAS E DÁ PARECER DE APROVAÇÃO DO ANO DE 2025

CONSELHO FISCAL DO SINDIMETRÔ RS ANALISA CONTAS E DÁ PARECER DE APROVAÇÃO DO ANO DE 2025

Na sexta-feira, 29, o Conselho Fiscal se reuniu na sede do Sindimetrô RS para analisar as contas dos meses de Março e Abril de 2026, conforme documentação apresentada pelo sindicato.

O Conselho aprovou os gastos por unanimidade, sem ressalvas. Também foi dado o parecer de aprovação dos gastos do ano de 2025, que será apreciado e aprovado pela categoria em assembleia geral em breve.

O equilíbrio das finanças do Sindimetrô RS é um compromisso desta gestão. Todos os balancetes estão disponíveis no nosso site, na sessão de transparência.

ASSEMBLEIA APROVA ESTADO DE GREVE

ASSEMBLEIA APROVA ESTADO DE GREVE

Nesta sexta, 29, a categoria metroviária se reuniu em assembleia e rejeitou por unanimidade a proposta apresentada pela empresa.

Queremos avançar por mais tempo de Acordo e por garantia de emprego. Nosso posicionamento é garantir um acordo de dois anos. A prorrogação do acordo atual por somente 15 dias é um posicionamento arbitrário e mostra a falta de diálogo com a nossa negociação.

A categoria metroviária aprovou por unanimidade o estado de greve. A assembleia segue aberta. A contraproposta aprovada em assembleia foi protocolada e entregue à direção da Trensurb.

Também foi eleito o metroviário da base Gil para participar da comissão paritária da construção do ACE, o trabalho da comissão segue em conjunto entre todos os sindicatos da Trensurb.

Em junho, estaremos em Brasília em agendas com a SEST, com a Secretaria Geral da Presidência, com a Presidência do PT e também para a Audiência Pública para dialogar e defender o futuro da Trensurb pública.

Este momento é decisivo para somarmos forças para lutar pelos nossos direitos e empregos de toda a categoria metroviária.

FIM DA ESCALA 6X1 É APROVADO NA CÂMARA, MAS LUTA SEGUE

FIM DA ESCALA 6X1 É APROVADO NA CÂMARA, MAS LUTA SEGUE

Mesmo com resistência dos empresários e da extrema-direita, nesta quarta-feira (27), a redução da jornada de trabalho sem redução do salário foi aprovada na Câmara de Deputados. Os 472 votos favoráveis representam uma vitória numa importante batalha, mas o projeto ainda será discutido e votado no Senado.

Dos 22 deputados federais que votaram contra o projeto, 5 deles são gaúchos: Marcel Van Hatten (NOVO), Maurício Macron (PL), Bibo Nunes (PL), Sérgio Turra (PP) e Lucas Redecker (PSD). Não vamos esquecer destes parlamentares que tentaram impedir os(as) trabalhadores de ter mais dignidade de vida.

Diferente do projeto original, que previa redução para 36 horas semanais e escala 4×3, o texto aprovado prevê uma redução gradual. Em 60 dias, redução para 42h semanais; depois, após mais 12 meses, redução para 40 horas. Qualquer redução do salário está expressamente proibida. Os sindicatos e empregadores deverão firmam novos acordos coletivos para discutir a jornada.

A pauta das 40 horas figura nas bandeiras do movimento sindical há décadas. Pelo menos desde a grande explosão do movimento operário, ao final da ditadura militar, trabalhadores lutam por esta redução. De lá pra cá, quase 50 anos se passaram e a luta continua a mesma, sendo uma vitória que ainda tem enormes desafios para se consolidar.

Esta é uma vitória histórica e que possamos ampliar ainda mais conquistas! A classe trabalhadora mobilizada pode avançar por tarifa zero.