POR UM DMAE PÚBLICO! CONTRA TODAS AS PRIVATIZAÇÕES!

POR UM DMAE PÚBLICO! CONTRA TODAS AS PRIVATIZAÇÕES!

Neste domingo, 21, o Sindimetrô RS se somou na manifestação contra a privatização do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Diversos movimentos sociais, partidos e sindicatos também estavam presentes, num momento de unidade dos trabalhadores para dialogar com a população sobre os riscos de privatizar o nosso saneamento básico.

Assim como no caso da Trensurb, a venda do DMAE, apesar de ser promovida diretamente pelo prefeito Sebastião Melo, tem apoio do Governo Federal por meio do BNDES. Isso demonstra, mais uma vez, a necessidade de total independência e união da classe trabalhadora para enfrentar esses ataques. Se os governos se juntam para aplicar o projeto de privatização, do nosso lado não pode ser diferente.

Não à privatização do DMAE! Água não é mercadoria!
Pela unidade dos trabalhadores contra as privatizações!

150 CIDADES BRASILEIRAS JÁ ADOTAM A TARIFA ZERO

150 CIDADES BRASILEIRAS JÁ ADOTAM A TARIFA ZERO

Quando o debate sobre a Tarifa Zero surgiu, os que a defendiam eram tratados como “utópicos”. Hoje, com a inclusão de Jandaia do Sul (PR) e Pompéia (SP) na lista, só no Brasil, somam-se 150 municípios onde o transporte público é totalmente gratuito.

Esse número não surgiu do nada. Foi através da luta e da pressão do povo trabalhador. Após as grandes Jornadas de Junho de 2013 contra o aumento da passagem, a mobilidade urbana se tornou um direito constitucional. Mas entre tirá-lo do papel e colocá-lo na prática, há um longo caminho. E os atalhos podem ser traiçoeiros.

O sistema de transporte público brasileiro, há décadas privatizado por meio de concessões, está em colapso. Com o crescimento do transporte privado, do trabalho remoto, do descontrole do preço dos combustíveis e os consecutivos aumentos da tarifa, cada vez menor é a demanda dos usuários. Por consequência, menos o sistema consegue se sustentar e mais ele precisa de subsídio estatal.

Nós defendemos a Tarifa Zero e que a responsabilidade de garantir o direito ao transporte é do Estado. O dinheiro público é para o transporte público. A privatização das linhas de ônibus, trens e metrôs coloca o lucro das concessionárias acima da qualidade do serviço, o interesse privado acima do interesse público. Não há nada que justifique isso.

Sem enfrentar a privatização do transporte, a Tarifa Zero pode se tornar um novo “bolsa empresário”, uma forma de “corrupção legalizada”, em que o dinheiro público é utilizado para sustentar um punhado de barões do transporte coletivo – que lucram em cima do sufoco que a classe trabalhadora passa diariamente na condução lotada.

O recorde de 150 cidades com transporte gratuito é uma grande conquista que deve ser comemorada. Importantes projetos propondo a Tarifa Zero tramitam no Congresso Nacional. Pesquisas apontam que a maioria da população aprova essa medida. Mas a disputa pelo modelo do sistema de transporte está mais viva do que nunca: se o dinheiro público será usado para garantir transporte público, gratuito e de qualidade; ou para aumentar o poder e a riqueza de um punhado de concessionárias privadas.

NOVA AUDIÊNCIA, VELHAS PROMESSAS: governo Lula desrespeita categoria metroviária

NOVA AUDIÊNCIA, VELHAS PROMESSAS: governo Lula desrespeita categoria metroviária

Metroviários(as) de todo Brasil lotaram mais uma Audiência Pública sobre o Sistema Metroferroviario no Brasil, realizada nesta terça-feira, dia 16, na Câmara dos Deputados.

Foi a terceira Audiência Pública organizada pela categoria em 4 anos de governo Lula. Porém, novamente, os representantes do governo presentes deram apenas respostas protocolares, ignorando nossos alertas sobre a precarização e os riscos da privatização.

Esta postura do governo Lula já se tornou um padrão. Em todas as tentativas de reuniões com a Casa Civil, BNDES e nas 3 cartas que enviamos ao presidente, a resposta é sempre a mesma enrolação. E a Trensurb e a CBTU-PE não saem da lista de privatizações.

A situação do sistema metroferroviário segue sendo propositalmente sucateada, a fim de justificar sua venda. O metroviário da CBTU-PE, Tiago Barbosa dos Santos, morreu eletrocutado enquanto trabalhava no dia 11 de junho. Nem mesmo esta tragédia foi capaz de sensibilizar o governo.

Questionada sobre o que pensa do processo de concessão, Fernanda Ludmila, do Ministério das Cidades, disse apenas que o Governo Federal quer estadualizar a Trensurb e a CBTU-PE para “aproximá-las mais dos usuários”, mascarando as intenções privatistas do Governo Federal.

Enquanto o governo usa do BNDES para conduzir privatizações e transferir o patrimônio público a grupos privados, a categoria metroviária vai seguir na resistência de um projeto amplo para o transporte sobre trilhos no país. Nosso compromisso é com a qualidade do serviço público e o direito constitucional à mobilidade urbana.

A audiência foi proposta e presidida pela deputada federal Fernanda Melchionna. Estiveram na mesa de discussão representantes dos sindicatos de trabalhadores do metrô do RS, DF, PE. SP e MG, além dos sindicatos da base da Trensurb.

Nossa luta não vai parar. Voltaremos à Brasília quantas vezes forem necessárias. Não só exigimos o fim da privatização, como defendemos um sistema público, estatal, com controle popular e Tarifa Zero.

Fotos: Renato Araújo (Câmara dos Deputados) Theo Dalla e Nádia Alibio (Sindimetrô RS)

POR UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO, ESTATAL E COM TARIFA ZERO!

POR UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO, ESTATAL E COM TARIFA ZERO!

Nesta terça, a categoria metroferroviária do Brasil esteve presente para denunciar o resultado das privatizações no sistema de transporte público.

No país todo, o cenário é o mesmo: sucateamento, passagem mais cara, insegurança e demissões em massa. Tudo isso com dinheiro público para garantir o lucro das empresas beneficiadas com as privatizações.

Seguimos na defesa do fortalecimento de um sistema público, estatal, de qualidade e com tarifa zero para a população nas cidades.

ACT RENOVADO ATÉ 30/06

ACT RENOVADO ATÉ 30/06

Nesta quinta, 11, a direção da Trensurb assinou a prorrogação do nosso atual ACT até o fim de junho. Seguimos aguardando a resposta da nossa proposta aprovada na última assembleia geral.
O Sindimetrô RS segue buscando diálogo nas negociações. Ainda temos muito a avançar! Vamos lutar para seguir negociando por um acordo de dois anos, além da manutenção do vale para afastados INSS, da ampliação da lista de doenças para obter o auxílio farmácia e também da criação de comissão para avaliar ampliação dos atestados de acompanhamento para pais com filhos PCDs.

Nossa categoria é de luta e seguiremos buscando avançar pela garantia nos nossos empregos e pelo futuro da Trensurb pública.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA DEBATE OS RETROCESSOS DAS PRIVATIZAÇÕES NO SETOR DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA DEBATE OS RETROCESSOS DAS PRIVATIZAÇÕES NO SETOR DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

Na próxima semana, estaremos em Brasília para a Audiência Pública “Sistema Metroferroviário no Brasil e os retrocessos que os trabalhadores e o setor como um todo vêm enfrentando nos últimos anos”.

A Audiência ocorre na terça, dia 16 de junho de 2026, às 16h, dentro da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Trabalhadores(as) de comitivas metroferroviários do Brasil estarão presentes. A organização é fruto de construção entre o Sindimetrô RS junto do mandato da Deputada Federal Fernanda Melchionna.

Seguimos denunciando os prejuízos sociais decorrentes das privatizações e cobrando do Governo Lula uma postura transparente sobre o sistema de transporte coletivo sobre trilhos no país.