No dia 26, se reuniram lideranças nacionais metroferroviárias na sede do Sindimetrô RS em Porto Alegre. Estivemra presentes Alda Lucia e Daniel Gloria (Sindimetrô MG), Amanda Souza (Sindmetrô DF), Thiago Mendes e Luiz Soares (Sindimetrô PE), além de Luis Henrique Chagas, Ana Paula Almada, Keity Goularte, Jorge Ferreira (Sindimetrô RS).
O momento é crítico para todo o sistema de transporte sobre trilhos do país. A onda de privatizações no setor preocupa não só pelas demissões em massa e pela piora das condições de trabalho, mas pela precarização do serviço essencial à população brasileira. É preciso unir forças para resistir e pressionar os governos em todas as esferas para reverter o projeto de venda do patrimônio público para o lucro privado.
Foi acordado um calendário unificado para pressionar os governos em defesa do transporte público. Os sindicatos irão enviar ofícios exigindo uma reunião com o atual Secretário Geral da Presidência Guilherme Boulos. O Sindimetrô RS já protocolou um ofício cobrando uma reunião com o ministro. Boulos tem que receber os metroviários e se comprometer com as lutas da categoria metroferroviária.
Além disso, foram definidos os próximos encontros, iniciando com uma agenda conjunta em Brasília em abril. Também a ida a Belo Horizonte ainda no primeiro semestre, para fortalecer a resistência dos metroferrovários mineiros, que enfrentam um desmonte total do sistema, após a privatização da CBTU-MG.
Também foi articulada a criação de uma campanha conjunta, de circulação nas capitais Porto Alegre, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Ficou decidido ainda buscar o apoio dos sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro.
A direção do Sindimetrô RS segue na defesa do transporte público, estatal, de qualidade e com tarifa zero! Agradecemos a confiança dos líderes sindicais metroferroviários, que puderam estar presentes para se reunir e fortalecer a luta conjunta na resistência contra as privatizações.
Na próxima quarta, 18, damos mais um passo em mobilização para a garantia dos nossos direitos e pelo futuro da Trensurb Pública. Estaremos reunidos no saguão do prédio administrativo da Trensurb para realizar assembleia geral extraordinária.
A primeira chamada ocorre às 12h e a segunda, às 12h30 com a pauta da eleição da comissão que irá auxiliar no processo do pleito para o Conselho Fiscal do Sindimetrô RS. Na pauta, estão os temas: Análise e deliberação sobre a pauta de reivindicações da categoria em relação à data-base de 1º de maio de 2026, bem como sobre a renovação do Acordo Coletivo das Escalas de Trabalho; Autorizar a diretoria do sindicato para instaurar a negociação coletiva de trabalho e firmar o Acordo Coletivo de Trabalho; Análise e deliberação sobre o desconto da contribuição assistencial;
A redação da pauta do ACT 2026-2028 foi entregue à direção da Trensurb, e foi elaborada coletivamente pela direção do Sindimetrô RS e também a partir de sugestões enviadas pela base.
A nossa luta é todo dia! Em defesa dos nossos direitos, por uma Trensurb 100% pública, estatal e de qualidade!
Neste domingo, 8 de março, estaremos nas ruas em Porto Alegre e no mundo todo em atos do Dia Internacional da Mulher. Marília Iglesias, é das organizadoras do 8M unificado em Porto Alegre, e participou do programa A Hora dos Trabalhadores desta semana.
Não há o que celebrar. 20 gaúchas foram vítimas de feminicídios só neste ano. O Rio Grande do Sul é o estado com mais feminicídios na Região Sul desde 2021, segundo dados oficiais da Segurança Pública.
A luta pelo fim da violência contra a mulher é de todos e todas!
A concentração acontece a partir das 9h30, na Praça dos Açorianos, em marcha até a Praça do Aeromovel!
A classe trabalhadora não aguenta mais tanta promessa não cumprida do governo Lula.
O que fortalece a extrema-direita não é criticar e cobrar promessas, mas sim fazer alianças que prejudicam a vida do povo brasileiro. O governo Lula está sendo marcado na história como o campeão de privatizações! Não é este o compromisso que queremos.
Lula, cumpre tuas promessas! Chega de enrolação! Pela retirada da Trensurb e da CBTU do PND e pela revogação das privatizações no país!
Nesta quarta, 04, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Segurança Pública. O texto já havia passado pela CCJ e avança agora para o Senado.
Antes da votação dos destaques, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) apresentou uma proposta de acordo em plenário para que nenhum partido mantivesse destaques ao texto da PEC da Segurança, com o objetivo de acelerar a tramitação da proposta. Após a sugestão, parlamentares da base do governo e da oposição concordaram com o encaminhamento.
Com a retirada dos destaques, o texto foi mantido como aprovado pela Câmara e agora segue para análise do Senado Federal, onde precisa ser votado em dois turnos. Fernanda também articulou com o Senador Paim, o que vai ser fundamental agora para a continuidade lá no Senado.
O PSOL votou a favor da PEC na votação da CCJ. Na Câmara dos Deputados, foi o único partido a votar contra a Proposta. O voto se deu pela redação genérica de um projeto sério e relevante na avaliação do PSOL, e que mexe com as garantias fundamentais do artigo 5º, reduzindo direitos no que é considerado cláusula pétrea.
No trecho, Fernanda alerta para o trecho que será tipificado como “grave ameaça”, que interfere diretamente no direito à progressão de pena e dá brechas para a perseguição a líderes sociais, por exemplo.
Estivemos em diálogo para construir um texto para a inclusão de todos dos agentes da segurança da Trensurb e da CBTU na proposta. Saudamos a disposição da Deputada Fernanda Melchionna, que foi um apoio da proposta de inclusão dos agentes metroviários na PEC, como colocou seu corpo de assessores para ajudar na nossa pauta.
O Sindimetrô RS ressalta que nossa posição é a defesa da inclusão de todos os agentes da segurança e que, da forma que passou, não temos garantia disso. Seguiremos em mobilização para seguir lutando em todos os âmbitos possíveis.