REUNIÃO COM LIDERANÇAS SINDICAIS DEFINE PASSOS DA LUTA METROFERROVIÁRIA UNIFICADA

REUNIÃO COM LIDERANÇAS SINDICAIS DEFINE PASSOS DA LUTA METROFERROVIÁRIA UNIFICADA

No dia 26, se reuniram lideranças nacionais metroferroviárias na sede do Sindimetrô RS em Porto Alegre. Estivemra presentes Alda Lucia e Daniel Gloria (Sindimetrô MG), Amanda Souza (Sindmetrô DF), Thiago Mendes e Luiz Soares (Sindimetrô PE), além de Luis Henrique Chagas, Ana Paula Almada, Keity Goularte, Jorge Ferreira (Sindimetrô RS).

O momento é crítico para todo o sistema de transporte sobre trilhos do país. A onda de privatizações no setor preocupa não só pelas demissões em massa e pela piora das condições de trabalho, mas pela precarização do serviço essencial à população brasileira. É preciso unir forças para resistir e pressionar os governos em todas as esferas para reverter o projeto de venda do patrimônio público para o lucro privado.

Foi acordado um calendário unificado para pressionar os governos em defesa do transporte público. Os sindicatos irão enviar ofícios exigindo uma reunião com o atual Secretário Geral da Presidência Guilherme Boulos. O Sindimetrô RS já protocolou um ofício cobrando uma reunião com o ministro. Boulos tem que receber os metroviários e se comprometer com as lutas da categoria metroferroviária.

Além disso, foram definidos os próximos encontros, iniciando com uma agenda conjunta em Brasília em abril. Também a ida a Belo Horizonte ainda no primeiro semestre, para fortalecer a resistência dos metroferrovários mineiros, que enfrentam um desmonte total do sistema, após a privatização da CBTU-MG.

Também foi articulada a criação de uma campanha conjunta, de circulação nas capitais Porto Alegre, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Ficou decidido ainda buscar o apoio dos sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro.

A direção do Sindimetrô RS segue na defesa do transporte público, estatal, de qualidade e com tarifa zero! Agradecemos a confiança dos líderes sindicais metroferroviários, que puderam estar presentes para se reunir e fortalecer a luta conjunta na resistência contra as privatizações.

ASSEMBLEIA GERAL DÁ INÍCIO AO ACT 2026-2028

ASSEMBLEIA GERAL DÁ INÍCIO AO ACT 2026-2028

Na próxima quarta, 18, damos mais um passo em mobilização para a garantia dos nossos direitos e pelo futuro da Trensurb Pública. Estaremos reunidos no saguão do prédio administrativo da Trensurb para realizar assembleia geral extraordinária.

A primeira chamada ocorre às 12h e a segunda, às 12h30 com a pauta da eleição da comissão que irá auxiliar no processo do pleito para o Conselho Fiscal do Sindimetrô RS.
Na pauta, estão os temas:
Análise e deliberação sobre a pauta de reivindicações da categoria em relação à data-base de 1º de maio de 2026, bem como sobre a renovação do Acordo Coletivo das Escalas de Trabalho;
Autorizar a diretoria do sindicato para instaurar a negociação coletiva de trabalho e firmar o Acordo Coletivo de Trabalho;
Análise e deliberação sobre o desconto da contribuição assistencial;

A redação da pauta do ACT 2026-2028 foi entregue à direção da Trensurb, e foi elaborada coletivamente pela direção do Sindimetrô RS e também a partir de sugestões enviadas pela base.

A nossa luta é todo dia! Em defesa dos nossos direitos, por uma Trensurb 100% pública, estatal e de qualidade!

8M DE LUTA!

8M DE LUTA!

Neste 8 de março, estamos nas ruas de Porto Alegre pela vida das mulheres!

Pelo fim da violência de gênero, pelo fim da escala 6×1, por tarifa zero!

PELA VIDA DAS MULHERES!

PELA VIDA DAS MULHERES!

Neste domingo, 8 de março, estaremos nas ruas em Porto Alegre e no mundo todo em atos do Dia Internacional da Mulher. Marília Iglesias, é das organizadoras do 8M unificado em Porto Alegre, e participou do programa A Hora dos Trabalhadores desta semana.

Não há o que celebrar. 20 gaúchas foram vítimas de feminicídios só neste ano. O Rio Grande do Sul é o estado com mais feminicídios na Região Sul desde 2021, segundo dados oficiais da Segurança Pública.

A luta pelo fim da violência contra a mulher é de todos e todas!

A concentração acontece a partir das 9h30, na Praça dos Açorianos, em marcha até a Praça do Aeromovel!

Basta de feminicídios! Pela vida das mulheres!

CHEGA DE ENROLAÇÃO!

CHEGA DE ENROLAÇÃO!

A classe trabalhadora não aguenta mais tanta promessa não cumprida do governo Lula.

O que fortalece a extrema-direita não é criticar e cobrar promessas, mas sim fazer alianças que prejudicam a vida do povo brasileiro. O governo Lula está sendo marcado na história como o campeão de privatizações! Não é este o compromisso que queremos.

Lula, cumpre tuas promessas! Chega de enrolação! Pela retirada da Trensurb e da CBTU do PND e pela revogação das privatizações no país!

PEC DA SEGURANÇA É APROVADA NA CÂMARA SEM GARANTIA DE TODOS AGENTES METROVIÁRIOS

PEC DA SEGURANÇA É APROVADA NA CÂMARA SEM GARANTIA DE TODOS AGENTES METROVIÁRIOS

Nesta quarta, 04, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Segurança Pública. O texto já havia passado pela CCJ e avança agora para o Senado.

Antes da votação dos destaques, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) apresentou uma proposta de acordo em plenário para que nenhum partido mantivesse destaques ao texto da PEC da Segurança, com o objetivo de acelerar a tramitação da proposta. Após a sugestão, parlamentares da base do governo e da oposição concordaram com o encaminhamento.

Com a retirada dos destaques, o texto foi mantido como aprovado pela Câmara e agora segue para análise do Senado Federal, onde precisa ser votado em dois turnos. Fernanda também articulou com o Senador Paim, o que vai ser fundamental agora para a continuidade lá no Senado.

O PSOL votou a favor da PEC na votação da CCJ. Na Câmara dos Deputados, foi o único partido a votar contra a Proposta. O voto se deu pela redação genérica de um projeto sério e relevante na avaliação do PSOL, e que mexe com as garantias fundamentais do artigo 5º, reduzindo direitos no que é considerado cláusula pétrea.

No trecho, Fernanda alerta para o trecho que será tipificado como “grave ameaça”, que interfere diretamente no direito à progressão de pena e dá brechas para a perseguição a líderes sociais, por exemplo.

Estivemos em diálogo para construir um texto para a inclusão de todos dos agentes da segurança da Trensurb e da CBTU na proposta. Saudamos a disposição da Deputada Fernanda Melchionna, que foi um apoio da proposta de inclusão dos agentes metroviários na PEC, como colocou seu corpo de assessores para ajudar na nossa pauta.

O Sindimetrô RS ressalta que nossa posição é a defesa da inclusão de todos os agentes da segurança e que, da forma que passou, não temos garantia disso. Seguiremos em mobilização para seguir lutando em todos os âmbitos possíveis.