STF ATACA CONQUISTAS HISTÓRICAS DOS CORREIOS! TODO APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES(AS)

STF ATACA CONQUISTAS HISTÓRICAS DOS CORREIOS! TODO APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES(AS)

A direção dos Correios acionou o STF para retirar direitos historicamente conquistados ao longo de décadas no Acordo Coletivo da categoria dos trabalhadores(as) dos Correios, e garantidos através da mobilização de greve no final de 2025. A decisão de Alexandre de Moraes suspendeu benefícios, atacando direitos como plano de saúde, adicional de férias e do vale alimentação de Natal.

O Sindimetrô RS se solidariza à luta dos trabalhadores(as) dos Correios, que lutam contra o desmonte da estatal e repudia a decisão do STF, que ataca direitos da classe trabalhadora enquanto defende criminosos envolvidos com o escândalo do banco Master. Confira trechos da nota da FENTEC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares), do dia 28 de janeiro:

“A FENTECT esteve reunida com os Sindicatos filiados, membros do Comitê em Defesa dos Correios e a Assessoria Jurídica (De Negri, Lindoso), para discutir e avaliar sobre os próximos passos que daremos na Luta contra o ataque brutal que a ECT fez na última semana, aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, quando, de forma arbitrária, persecutória e autoritária, recorreu ao Supremo Tribunal Federal – STF, pedindo a suspensão da decisão do Tribunal Superior do Trabalho – TST – quanto à cláusulas importantes do Dissídio Coletivo de Trabalho da nossa categoria.

A direção da empresa, na pessoa do presidente Emmanuel Rondon, indicado político do Governo Federal, age de forma cruel e com total desrespeito e desumanidade ao atacar os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios em seus direitos históricos, como: PLANO DE SAÚDE; TICKET EXTRA – VALE PERU; TRABALHOS EM DIA DE REPOUSO e GRATIFICAÇÃO DE FÉRIAS 70%, A assessoria jurídica da FENTECT já está elaborando as medidas judiciais necessárias para combater a decisão liminar proferida pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes..

(…) Será necessária a unidade e o fortalecimento da nossa categoria para vencermos mais esse ataque, do Governo e da presidência dos Correios, contra nossos direitos.”

A HORA DOS TRABALHADORES DEBATE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

A HORA DOS TRABALHADORES DEBATE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Nesta terça, 27, o programa A Hora dos Trabalhadores traz o debate para a educação pública no Brasil. A partir das 12h estaremos ao vivo no canal Farol Brasil. Como convidados, vamos receber Danilo Serafim e Fred Henriques.

Danilo Garcia Serafim é sociólogo, ex- dirigente do SEPE/RJ. Professor de sociologia da rede pública estadual do Rio de Janeiro, membro da SEN da CSP/Conlutas e Coordenador nacional da TLS/MES. Fred Henriques é doutor em Ciências Sociais, professor de história da prefeitura de São Paulo e militante da TLS/MES.

O programa é mediado pela metroviária e vice-presidente do Sindimetrô RS Ana Paula Almada e propõe um diálogo com lideranças sindicais de todo o país. A Hora dos Trabalhadores é um bate-papo semanal ao vivo todas as terças a partir das 12h no canal Farol Brasil. Assista e participe pelo link: https://www.youtube.com/live/hd_Ef1jKY9E

RAIO X: DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

RAIO X: DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Na próxima semana, o tema de debate do programa A Hora dos Trabalhadores será a educação pública no Brasil. Como convidados, vamos receber Danilo Serafim e Fred Henriques.

Danilo Garcia Serafim é sociólogo, ex- dirigente do SEPE/RJ. Professor de sociologia da rede pública estadual do Rio de Janeiro, membro da SEN da CSP/Conlutas e Coordenador nacional da TLS/MES. Fred Henriques é doutor em Ciências Sociais, professor de história da prefeitura de São Paulo e militante da TLS/MES.

O programa é mediado pela metroviária e vice presidente do Sindimetrô RS Ana Paula Almada e propõe um diálogo com lideranças sindicais de todo o país. A Hora dos Trabalhadores é um bate-papo semanal ao vivo todas as terças a partir das 12h no canal Farol Brasil. Assista no https://www.youtube.com/@farolbrasiljonesmanoel

PRIVATIZAÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!

PRIVATIZAÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!

Confira um trecho da fala de programa do presidente do Sindimetrô RS, Luis Henrique Chagas na estreia do programa A Hora dos Trabalhadores no canal Farol Brasil no youtube.

O bate-papo semanal ocorre ao vivo todas as terças a partir das 12h, e propõe um diálogo com lideranças sindicais de todo o país.

A apresentação e mediação é de Ana Paula Almada, diretora do Sindimetrô RS. Como primeiros convidados, participaram Luis Henrique Chagas e Ronas Filho, metroviários da Trensurb e diretores do Sindimetrô RS.

2026 será um ano de muita batalha! Nosso embate é contra qualquer governo que ameace os nossos direitos.

Assista ao programa completo pelo link: https://youtube.com/live/ytdyrFWgSQo

AGENDAS SINDIMETRÔ RS 2026: 40 ANOS DE LUTA

AGENDAS SINDIMETRÔ RS 2026: 40 ANOS DE LUTA

Já estão prontas as agendas 2026 do Sindimetrô RS. Na capa, trazemos fotos marcantes da luta em defesa da Trensurb pública e celebramos os 40 anos de história do Sindimetrô RS. Além disso, também reunimos informações sobre o sindicato, contatos da diretoria e sobre nosso ACT.

Os(as) diretores(as) do Sindimetrô RS estão percorrendo os setores da Trensurb para realizar as entregas. Os(as) associados(as) podem também retirar suas agendas diretamente na sede do Sindimetrô RS.

2026, um ano de muita luta!