INFORMAR PARA LUTAR!

INFORMAR PARA LUTAR!

A diretoria do Sindimetrô RS percorreu diversas estações da Trensurb para distribuir o jornal A Hora dos Trabalhadores.

Nesta edição, trazemos as pautas do enfrentamento à violência contra a mulher, da luta pelo fim da escala 6×1, o debate sobre a tarifa zero no país e a defesa da categoria metroviária pela Trensurb pública.

O jornal é de distribuição gratuita e traz temas relevantes para a classe trabalhadora. A versão online está disponível pelo link: https://www.sindimetrors.org/jornais.

Chegou a Hora dos Trabalhadores!

EPISÓDIO NA ESTAÇÃO RIO DOS SINOS ESCANCARA A FALTA DE EFETIVO NA TRENSURB

EPISÓDIO NA ESTAÇÃO RIO DOS SINOS ESCANCARA A FALTA DE EFETIVO NA TRENSURB

Na noite desta terça, 13, houve uma invasão na Estação Rio dos Sinos. Um homem em surto psicótico depredou a estação e atacou um metroviário, que trabalhava sozinho durante o turno da noite. Os diretores do Sindimetrô RS Ronas e Piedade esteveram hoje na estação.

A situação é grave e e mostra o quanto a falta do concurso público afeta o cotidiano e o funcionamento na Trensurb.

É um absurdo que o metroviário tenha que ficar sozinho na estação enfrentando a total insegurança e sujeito a episódios de violência.

O Sindimetrô RS está em contato com a empresa para reforçar a segurança da estação.

Um tapume já foi instalado emergencialmente para cobrir a porta que foi quebrada nesta quarta, 14.

Seguimos cobrando a direção da Trensurb e o Governo Federal para que que o concurso público ocorra. A Trensurb está com o menor efetivo da sua história e precisamos de mais metroviários para garantir a segurança da categoria e da população.

Concurso público já!

CHEGOU A HORA DOS TRABALHADORES! TODA TERÇA AO VIVO NO YOUTUBE DO FAROL BRASIL ÀS 12H

CHEGOU A HORA DOS TRABALHADORES! TODA TERÇA AO VIVO NO YOUTUBE DO FAROL BRASIL ÀS 12H

Nesta terça, 13, o programa A Hora dos Trabalhadores estreia no canal Farol Brasil no youtube. O bate-papo semanal ocorre ao vivo todas as terças a partir das 12h, e propõe um diálogo com lideranças sindicais de todo o país.

O programa A Hora dos Trabalhadores nasce de uma ideia antiga dentro do sindicato dos metroviários e metroviárias do Rio Grande do Sul: criar um espaço de diálogo com a classe trabalhadora. A iniciativa é fruto do legado de 40 anos de luta sindical organizada.

A apresentação e mediação será da Ana Paula Almada, diretora do Sindimetrô RS. Como primeiros convidados, vamos conversar com Luis Henrique Chagas e Ronas Filho, metroviários e diretores do Sindimetrô RS.

Nossa luta não se limita apenas a defender melhores condições de trabalho dentro da Trensurb, mas também por defender direitos sociais e ainda estender nossa solidariedade a todas as lutas do povo trabalhador.

2026 será um ano de muita batalha! Nosso embate é contra qualquer governo que ameace os nossos direitos. Temos muito a avançar para que a desigualdade social que assola a maioria do povo diminua.

Assista pelo link: https://youtube.com/live/ytdyrFWgSQo

A HORA DOS TRABALHADORES

A HORA DOS TRABALHADORES

Neste final de ano, a diretoria do Sindimetrô RS percorreu diversas estações para o lançamento nosso jornal A Hora dos Trabalhadores.

O jornal é de distribuição gratuita e traz temas relevantes para informar e orientar a classe trabalhadora, com uma linguagem acessível.

Em 2026, nossa luta segue para mobilizar e defender o serviço público de qualidade!

LULA VETA PROPOSTA DE REALOCAÇÃO DE TRABALHADORES DA ELETROBRAS

LULA VETA PROPOSTA DE REALOCAÇÃO DE TRABALHADORES DA ELETROBRAS

Nesta segunda, 29, O presidente Lula da Silva vetou integralmente o Projeto de Lei (PL) nº 1.791/2019, que tratava do aproveitamento dos empregados de empresas públicas do setor elétrico privatizadas pelo Programa Nacional de Desestatização (PND). Esta decisão é uma derrota para toda a classe trabalhadora.

Lula prometeu reverter a privatização da Eletrobras. Os trabalhadores estavam na expectativa de serem realocados. O texto do Projeto de Lei havia sido apresentado durante processo de privatização da Eletrobras, concluído em 2022, e foi aprovado pelo Senado em 2 de dezembro deste ano. Lula vetou a possibilidade, rompendo mais uma vez seu compromisso com a classe trabalhadora, que o elegeu.

É revoltante um governo que se elegeu prometendo o fim do ciclo de privatizações no Brasil, mas que, na prática, mantém vivo o Plano Nacional de Desestatização (PND) e aprofunda o desmonte sistemático de serviços públicos essenciais para a população. Longe de resolver os problemas do sistema, a concessão agrava os problemas estruturais e submete o patrimônio público à lógica do lucro. As privatizações significam demissão em massa, além da piora dos serviços.

Lula segue a política neoliberal do governo Bolsonaro, que privatizou a CBTU de Minas Gerais, e agora anunciando, no final do ano, a entrega da CBTU de Pernambuco. A Trensurb segue na mira da privatização. As greves dos Correios da Petrobras mostram que a classe trabalhadora está profundamente frustrada com o desmonte e da falta de investimentos e com a falta de diálogo e comprometimento do Partido dos Trabalhadores.

Basta de privatizações no Brasil!