Nossa caminhada esta semana percorreu o trecho Norte, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo.
Conversamos com os colegas, e seguimos cobrando o governo federal e a direção da Trensurb para aumentar o efetivo da empresa.
Estamos com o menor número de servidores e servidoras da história da Trensurb atualmente, e isso impacta diretamente no serviço que prestamos ao povo gaúcho.
Queremos uma Trensurb estatal, de qualidade, com investimento e com tarifa zero!
Em mobilização ao mês da consciência negra, o Sindimetrô RS fará atividades abertas nos dias 17 e 18 de novembro. Serão dias para refletir e celebrar a potência e o protagonismo negro na cultura gaúcha e brasileira. Confira a programação:
17 DE NOVEMBRO – SEGUNDA EXPOSIÇÃO ORIXÁS – das 7h às 19h na estação Mercado Pinturas dos Orixás do Batuque gaúcho por Pedro Homero
SARAU QUILOMBOLA – às 11h30 no pátio da Trensurb Poesia e música afro-brasileira, por Lizza Dias, Machi Torres, Vladimir Rodrigues e Marieta Silveira
SHOW GRUPO BENGUELÊ – às 17h na estação Mercado Samba de raiz e ritmos afro-brasileiros com Maria do Carmo, Cláudia Xavier Duarte, Fábio Silva, Vladimir Rodrigues, Mingo Niemê e Emerson Almeida
18 DE NOVEMBRO – TERÇA RODA DE CAPOEIRA – às 19h na Estação Mercado
Desde segunda-feira, 03, os trabalhadores(as) da CBTU-PE estão em greve. A categoria metroferroviária brasileira vêm denunciando a falta de investimento e os riscos para o funcionamento do serviço, mas a situação chegou no limite. O presidente do Sindmetrô PE e da Fenametro, Luiz Soares, foi intimidado e ameaçado de prisão pelo governo de Raquel Lyra durante a greve no dia de ontem.
O governo Lula segue a política neoliberal de sucatear para depois vender o nosso patrimônio público. No último sábado, 25, um trem pegou fogo em Recife, e os passageiros tiveram que descer às pressas. Cenas como essas são alarmantes e são resultado do projeto de privatização!
O Sindimetrô RS se soma à luta contra o sucateamento do transporte público e contra a privatização do metrô de Recife! Vamos mostrar nossa força e unidade para pressionar o governo Lula e barrar as privatizações no país! Lutar não é crime! Contra todas as privatizações no Brasil!
Na noite desta quinta, 30, a categoria metrô ferroviária de Pernambuco aprovou uma greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira, 3.
Para demonstrar nosso apoio e solidariedade, venha trabalhar vestindo preto, para somar à luta contra o sucateamento do transporte público e contra a privatização do metrô de Recife! O Sindimetrô RS irá passar nos postos de trabalho para dialogar com a categoria metroviária da Trensurb.
Vamos mostrar nossa força e unidade para pressionar o governo Lula e barrar as privatizações no país!
Nesta quarta, 29, percorremos as estações Canoas, Mathias Velho e Esteio para vistoriar os locais de trabalho e conversar com os(as) metroviários(as). O dia chuvoso mostrou um pouco das dificuldades enfrentadas por usuários e trabalhadores da Trensurb. Encontramos diversas goteiras e infiltrações nas estações visitadas.
A Trensurb enfrenta o menor efetivo da sua história e o concurso público segue sem data.
O Governo Lula deve uma resposta sobre o futuro da Trensurb pública.
Uma categoria bem informada nos torna mais fortes.