VIAGEM À BRASÍLIA ARTICULA LUTA NACIONAL PELA INCLUSÃO DE AGENTES METROVIÁRIOS NA PEC 18/2025

VIAGEM À BRASÍLIA ARTICULA LUTA NACIONAL PELA INCLUSÃO DE AGENTES METROVIÁRIOS NA PEC 18/2025

Nos dias 16 e 17 de dezembro, estivemos em Brasília para reuniões e visitas a gabinetes parlamentares para o reconhecimento constitucional dos agentes de segurança metroviária na PEC 18/2025.

A comitiva gaúcha, formada por Rubenval Piedade, diretor do Sindimetrô RS e dirigente da COMSEGUR e Miguel Angelo Duarte, também da comissão criada na COMSEGUR para tratar da pauta representaram a categoria metroviária. As agendas foram articuladas conjuntamente com Dionísio Ramo e Sindmetrô DF, representado por Atila Fiuza, Neiva Lopes, Amanda Sousa, Marcos Vinícius, Renata Campos, Carlos Cassiano, Marlon Bernardo, e Miqueias Matias. Também estiveram presentes durante as agendas os trabalhadores da Trensurb Fernando Pelizzari, Edson Carlos Ferreira dos Santos e Giuliano Boeck (Chefe do Setor da Segurança).

Além de nos reunirmos com a Dep. Federal Fernanda Melchionna, nossa aliada em defesa da Trensurb pública, visitas foram direcionadas aos Deputados Federais integrantes da Comissão Especial da Segurança Pública. Alberto Fraga (PL – DF), Vice-Presidente da Comissão, Mendonça Filho (UNIÃO – PE), relator da PEC 18/2025, e também Delegado Da Cunha (PP-SP), Ismael Alexandrino (PSD – GO) e Delegada Adriana Accorci (PT – GO) com o objetivo de buscar apoio à pauta da inclusão de agentes metroferroviários na PEC. Também visitamos o gabinete do parlamentar e Sanderson (PL-RS).

Além das agendas no Congresso Nacional, através dos colegas do Sindmetrô DF, estivemos presentes em uma reunião na Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Deputado Estadual Wellington Luís (MDB-DF), juntamente com o Deputado Peppa (PP-DF).

As lutas seguem também para que haja a possibilidade de transferência para a PRF de todos os agentes de segurança vinculados a empresas públicas federais da Segurança Metroviária. Em tempos de ataques ao serviço público, valorizar e garantir empregos tem sido uma luta estratégica. A viagem a Brasília fortaleceu o diálogo institucional, ampliou o apoio político de vários partidos e representou mais um passo para avançar na luta metroferroviária nacional.

SINDIMETRÔ NA LINHA: MANUTENÇÃO

SINDIMETRÔ NA LINHA: MANUTENÇÃO

Na última quarta-feira, dia 17, a diretoria do sindicato esteve presente na manutenção noturna para confraternizar com os trabalhadores que desempenham papel fundamental na reconstrução pós enchente para da Trensurb.

Junto com os diretores do Sindimetrô RS, o escritório Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados esteve presente para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre processos específicos do setor.

O Sindimetrô RS seguirá ao lado dos trabalhadores (as) valorizando e lutando pela permanência de uma Trensurb pública e prestando um serviço de qualidade!

#congressoinimigodopovo
#Lulacumprasuaspromessasdecampanha

CATEGORIA METROVIÁRIA APROVA FINANÇAS DE 2024

CATEGORIA METROVIÁRIA APROVA FINANÇAS DE 2024

Na quinta-feira, dia 18, a categoria metroviária se reuniu no saguão do prédio administrativo da Trensurb para a assembleia geral ordinária.

O Conselho Fiscal deu parecer favorável a aprovação do balanço patrimonial e financeiro de 2024. A assembleia aprovou por unanimidade as finanças referentes ao ano de 2024 do Sindimetrô RS.

O ano de 2024 foi desafiador para a categoria metroviária por conta das enchentes de Maio. Nossa sede foi atingida pela água. Perdemos todo o mobiliário do nosso auditório. A operação da Trensurb continua prejudicada até os dias de hoje. Além disso, muitas famílias metroviárias foram duramente afetadas.

A solidariedade metroviária se mobilizou, e destinamos recursos e esforços para ajudar. Organizamos uma campanha de doação para os metroviários atingidos pelas enchentes, um compromisso com a categoria que sofreu com os impactos devastadores dos eventos climáticos extremos de maio de 2024.

A gestão do Sindimetrô RS tem um compromisso com a saúde financeira da nossa entidade.

Para 2026, a luta segue: temos acordo coletivo e seguimos na luta contra a privatização da Trensurb.

SINDIMETRÔ RS PARTICIPA DE EVENTO COM PARLAMENTARES DO PT

SINDIMETRÔ RS PARTICIPA DE EVENTO COM PARLAMENTARES DO PT

Nesta quarta, 17, o Sindimetrô RS participou de um encontro, juntamente com outros sindicatos, organizado pelos parlamentares Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta (PT).

O debate central foi sobre a conjuntura eleitoral. Além de representantes do Sindimetrô RS, também estiveram presentes dirigentes do SINTEC RS. Durante a reunião, destacamos nossa crítica ao Governo Lula, que vem falhando reiteradamente com a classe trabalhadora.

Denunciamos a decisão de Lula de acelerar e financiar o processo de privatização da CBTU-PE com o anúncio da estadualização para conceder o metrô de Recife. Alertamos que a Trensurb terá o mesmo futuro e, para impedir essa situação, a categoria metroviária gaúcha precisa de compromisso efetivo dos parlamentares.

Entregamos uma carta endereçada ao presidente Lula exigindo a retirada da Trensurb do PND e o manifesto em defesa da Trensurb pública aprovado na nossa audiência de Brasília. Por fim, solicitamos agenda para o início de 2026 com o pré-candidato ao Senado Paulo Pimenta para tratar da nossa garantia de emprego.

O Sindimetrô RS seguirá lutando em todas as esferas para manter a Trensurb pública, estatal e prestando um serviço de qualidade.

SINDIMETRÔ RS NA LINHA EM BRASÍLIA

SINDIMETRÔ RS NA LINHA EM BRASÍLIA

Na última semana, estivemos em Brasília para tratar de assuntos importantes para a categoria, como a situação do processo de privatização, a luta para que o concurso público saia do papel e a possível reformulação do nosso plano de carreira.
Em reunião com a SEST, foi dito que a empresa ainda não formalizou essas pautas junto ao MGI.

Relatamos nosso panorama do ponto de vista dos trabalhadores e entregamos um ofício cobrando apoio para a realização do concurso.

Além disso, a Deputada Fernanda Melchionna protocolou ofício endereçado para Secretário do PPI Marcus Cavalcanti, fazendo a mesma cobrança, pois depende de decisão do PPI a realização do concurso.

Acompanhamos em frente ao Palácio do Planalto, um grande protesto dos trabalhadores dos correios de várias partes do Brasil contra o desmonte e avanço da terceirização da empresa pelo Governo Lula.

Já na Câmara dos Deputados, acompanhamos a discussão e aprovação do relatório da PEC da Segurança, importante para a segurança metroviária.

O Congresso Inimigo do Povo segue atacando os direitos dos trabalhadores e a democracia.
Tentaram salvar o mandato da Carla Zambelli, presa na Itália. Aprovaram o Marco Temporal que pode reduzir direitos assegurados dos Povos Indígenas, além do PL da Dosimetria, um novo nome para o PL da Anistia, que gerou protestos no Brasil inteiro.

Participamos de atos em Defesa do Mandato do Deputado Glauber Braga e vimos o autoritário Presidente da Câmara Hugo Motta ter medo do povo e fechar as portas de acesso à Câmara.

Nossa luta segue, por mais direitos, mais democracia e uma Trensurb Pública, estatal e de qualidade.