SINDIMETRÔ NA LINHA

SINDIMETRÔ NA LINHA

Na quinta, 2, estivemos nos turnos da manhã e da tarde no trecho entre Mercado Público e Canoas com a nossa atividade Sindimetrô na linha, conversando com os(as) metroviários e vistoriando as condições de trabalho.

É urgente a realização do concurso público, pois enfrentamos o menor efetivo da história da Trensurb, precarizando o serviço que oferecemos à população gaúcha. Vamos seguir cobrando da diretoria da Trensurb e do Governo Federal para que possamos aumentar a categoria metroviária, através do concurso público, que mesmo anunciado, segue sem data.

Durante a atividade, dividimos a experiência da Audiência Pública, ocorrida em Brasília no dia 23 de setembro, onde mostramos nossa força e também cobrando do governo Lula pelo fim das privatizações no Brasil.

Uma categoria bem informada nos torna mais fortes!

O BRASIL QUER TARIFA ZERO!

O BRASIL QUER TARIFA ZERO!

Nesta sexta-feira, 03, os(as) metroviários(as) estiveram na estação São Leopoldo para dialogar com a população no Café com Usuário(a). A atividade contou com a presença do vereador Anderson Etter, autor do projeto de Tarifa Zero em São Leopoldo.

O projeto de Tarifa Zero chegou na Câmara Municipal de Belo Horizonte para votação hoje, mas teve resistência dos vereadores. A luta segue e BH pode se tornar a primeira capital a ter isenção da passagem de ônibus. Já são 137 municípios brasileiros a oferecer a tarifa zero como uma alternativa viável para a população, engarrafamento e diminuição de gases poluidores.

Seguimos em mobilização contra as privatizações no Brasil e cobrando do governo Lula o compromisso com os(as) trabalhadores(as)!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB E DA CBTU-PE!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB E DA CBTU-PE!

Confira o artigo do Sindimetrô RS publicado no jornal Sul 21 nesta quarta, 1:

A audiência pública em defesa da Trensurb e CBTU-PE estatais: pela garantia constitucional ao transporte ocorreu na terça feira (23) na Câmara Federal em Brasília. Ela foi articulada através da Comissão de Administração e Serviço Público e proposta pelas deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) em conjunto com os sindicatos de trabalhadores metroferroviários gaúchos e pernambucanos.

A mesa foi presidida pelos parlamentares Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE), composta pelos diretores Ronas Filho e Ana Paula Almada (Sindimetrô-RS), Jones Manoel (historiador e militante do PCBR), Luiz Soares (Fenametro), Marcel Barbosa (diretor do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil), além de participações dos parlamentares Tarcísio Motta (PSOL-RJ), Elvino Bohn Gass (PT-RS), Marcon (PT-RS), Carlos Veras (PT-PE), Daiana Santos (PCdoB-RS), Túlio Gadelha (Rede-PE) e Pedro Campos (PSB-PE).

Entre os gritos de manifestação “Lula vacilão, não à privatização”, trabalhadores(as) e apoiadores da luta em defesa das empresas estatais lotaram a sessão. As intervenções durante a audiência foram de Chagas (Sindimetrô RS), Lucas Silveira (SINTEC-RS), Neiva Lopes (Sindmetrô DF), Missinha e Joedson (Sindmetrô PE), Serjão (Sindicato dos Metroviários de SP), Paíque Santarém (Movimento Passe Livre) José Cleofar (Sindicato dos Ferroviários da Paraíba), Erico (SINTECT-SC), Rosália Fernandes (CSP-Conlutas RN), além da presença de representantes das entidades CNTTL – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil e Movimento Metrô para Todos.

A defesa da tarifa zero e a urgência por melhoria das condições de trabalho e um investimento em um projeto de sistema nacional de transportes sobre trilhos foi debatida. Também foi denunciada a fórmula que se repete em todos os processos de privatizações: o sucateamento para a justificativa à entrega do patrimônio público. As concessões se mostram ineficientes, inseguras e precarizam a vida da população brasileira.

O recado foi unânime: Lula precisa cumprir seu compromisso e parar as privatizações. O BNDES não pode mais ser financiador da venda do que é do povo.

A audiência tirou como encaminhamento a aprovação de um manifesto contra as privatizações no Brasil e um pedido de reunião diretamente com o presidente Lula.

Chega de privatizações no Brasil!

A categoria metroviária será resistência!

Leia a coluna pelo link:
https://sul21.com.br/opiniao/2025/10/nao-a-privatizacao-da-trensurb-e-cbtu-pe-por-sindimetro-rs/

Audiência Pública na Câmara Federal elevou a luta dos metroviários a outro patamar

Audiência Pública na Câmara Federal elevou a luta dos metroviários a outro patamar

☝🏼 Parte II – A Audiência Pública na Câmara Federal elevou a luta dos metroviários a outro patamar.
Para chegar lá, foi muito perrengue na estrada. Quem ficou por aqui foi até a Estação Mercado para dialogar com a população e torcer para que os colegas chegassem a tempo.
No final, tudo deu certo e um importante manifesto foi aprovado.
Confere no vídeo!

CAFÉ COM USUÁRIO(A) ACONTECE NESTA SEXTA NA ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO

CAFÉ COM USUÁRIO(A) ACONTECE NESTA SEXTA NA ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO

Na próxima sexta-feira, 03, às 6h30 da manhã, os(as) metroviários(as) irão recepcionar quem passa para dialogar no Café com Usuário(a) na estação São Leopoldo. A ação faz parte da mobilização permanente contra as privatizações. O alerta à população segue: a privatização é a piora do serviço, aumento de tarifa e mais acidentes.

Nosso futuro está em risco, e o projeto de venda da Trensurb não prevê expansão e a União vai continuar investindo, mesmo com a venda. Isso porque os investimentos em infraestrutura são públicos. Pagamos impostos para isso.

Trens novos, obras de expansão e melhorias ainda seriam pagas por nós. E o lucro? Para o bolso do empresário. Escadas rolantes e elevadores que não funcionam nas estações da Trensurb? Estes setores já são privados.

O Governo Lula deve, de uma vez por todas, romper com as políticas neoliberais que massacram a classe trabalhadora e cumprir as suas promessas de campanha. Pela não privatização da Trensurb e da CBTU nordeste e a reestatização da CBTU BH, Metrô do Rio de Janeiro e linhas privatizadas de São Paulo!

Transporte é direito e não mercadoria!

Por uma Trensurb pública, estatal e de qualidade! Pela tarifa zero! Vai ter luta!

LULA, CUMPRE TUA PROMESSA: PELO FIM DAS PRIVATIZAÇÕES!

CONSELHO FISCAL DO SINDIMETRÔ RS ANO 2025: LISTA DE CANDIDATURAS

CONSELHO FISCAL DO SINDIMETRÔ RS ANO 2025: LISTA DE CANDIDATURAS

Dando prosseguimento ao processo eleitoral para o Conselho Fiscal do Sindimetrô RS, divulgamos os nomes das candidaturas que realizaram inscrição.

O período de votação será de 20 a 24 de outubro de 2025. O Conselho Fiscal, que irá atuar no triênio 2025 a 2028, é um órgão autônomo do sindicato, com o papel fundamental de fiscalizar as contas e a gestão patrimonial da entidade.

Até dia 01/10 as candidaturas podem ser impugnadas. Confira a lista:

01 – Maria Teresinha da Silva – SEGUR
02 – Alberto André Marques Gonçalves – SETRA
03 – Clovis Adolphs Correa – SESIN
04 – Richard Alan Ritter – SEGUR
05 – Sergio Luis Bastos Nunes – SEMAP
06 – André Claudio Back – SETRA
07 – Ademir Ambrósio de Oliveira – SEOFI
08 – Jonathas Robert Castro Albarelo – SECOT
09 – Wladimir Ourique – SEPES
10 – Fernando de Moraes Ferreira – SEGUR
11 – Anderson Claiton Hiemer – SEGUR
12 – Edson Carlos Ferreira dos Santos – SEGUR
13 – Paulo Roberto Mendiola Braga – SECIC
14 – Giovane Rodrigues – SEEST
15 – Marcelo Pacheco de Souza – SEEST
16 – Paulo Roberto Alves de Freitas Waldman – SEGUR