Jones Manoel entra na luta contra a privatização da Trensurb e participa de audiência pública na Câmara Federal que contou com a participação de dirigentes do Sindimetrô-RS. Confira no vídeo!
Hoje, 30, saudamos os(as) trabalhadores(as) pelo dia do(a) ferroviário(a). A categoria ferroviária já foi a maior do Brasil e hoje segue mobilizada e resistindo aos ataques e sucateamento do sistema ferroviário e privatizações. Seguimos lutando para defender o serviço de que prestamos à população gaúcha há 40 anos na Trensurb e garantir o futuro da empresa como uma empresa pública.
Por um sistema metroferroviário federal e de qualidade! Pela expansão da Trensurb para mais cidades da região metropolitana, tarifa zero e contra as privatizações!
No dia 23 de setembro de 2025 foi realizada a Audiência Pública para debater os estudos para a privatização da Trensurb e CBTU Nordeste. A sessão teve a participação de trabalhadores da classe metroferroviária de todo o país, organizações sociais, centrais sindicais, sociedade civil, parlamentares e foi presidida pela Deputada Federal Fernanda Melchionna.
A manutenção do caráter público e estatal dessas empresas estratégicas para o crescimento social e econômico é fundamental para o desenvolvimento e a assistência à classe trabalhadora. Só o Estado tem o poder de equalizar as relações entre o capital e o trabalho. Garantir esse direito constitucional ao transporte é dever do Governo Federal.
Dessa forma, os participantes desta audiência manifestam seu repúdio à entrega para a iniciativa privada e solicitam a retirada do PND e cessem a privatização da Trensurb e da CBTU Nordeste, assim como exigem a reestatização imediata da CBTU BH, do metrô do Rio de Janeiro e das linhas já privatizadas de São Paulo.
O Governo Lula deve, de uma vez por todas, romper com as políticas neoliberais que massacram a classe trabalhadora e cumprir as suas promessas de campanha.
Pela não privatização da Trensurb e da CBTU nordeste e a reestatização da CBTU BH, Metrô do Rio de Janeiro e linhas privatizadas de São Paulo!
O Sindimetrô RS agradece e parabeniza às pessoas que se uniram à nossa luta e enfrentaram 4 dias de viagem, em especial ao PCBR, MTZ e União por Moradia e a turma de políticas públicas da UFRGS. Levamos o recado: não aceitaremos o desmonte do patrimônio público através das privatizações!
Nós, enquanto classe trabalhadora precisamos dessa consciência para nortear a luta contra as políticas neoliberais do governo federal que tanto nos massacram.
Seremos resistência, e nas palavras de Theo Dalla, militante do PCBR, que nos acompanhou na caravana: Cabeça erguida, camarada Mais uma tarefa foi cumprida!
Na longa estrada à Brasília O corpo reclama E a mente questiona Vale a pena ainda?
Seguir lutando Quando muitos já desistiram? Doar o tempo, o suor, a energia Que tanto esse mundo já nos tira?
Insistir na verdade Quando o inimigo tem a facilidade Da mentira? Insistir no embate Mesmo na noite mais fria?
A resposta não é a que a gente queria
Nós queremos é descanso, paz, alegria Uma cerveja gelada Fartura na mesa Amigos e família
Mas a resposta não é a que a gente queria
Porque no meio do caminho, camarada Está ela, a burguesia Com seus planos, seus rendimentos, Sua ganância e mesquinharia
Eles querem tomar o que é teu, camarada O que é nosso Pois não basta sugarem tua alma Eles querem até os ossos
Mas a resposta que a gente queria ainda insiste ser dita E com a pedra no nosso caminho Fazemos luta por justiça
O toque do tambor te chama
Poucos têm a tua disposição, camarada Poucos têm a tua visão Menos ainda têm tua vontade Tua fome, tua garra E por isso, a frente tu caminhas
Cabeça erguida, camarada Mais uma tarefa foi cumprida Outro passo foi dado Na luta pela resposta Que a gente queria!
A audiência pública em defesa da Trensurb e CBTU-PE estatais: pela garantia constitucional ao transporte ocorreu na terça feira, 23 na Câmara Federal em Brasília Ela foi articulada através da Comissão de Administração e Serviço Público proposta pelas deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) em conjunto com os sindicatos de trabalhadores metroferroviários gaúchos e pernambucanos.
A mesa foi presidida pelos parlamentares Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE), composta pelos diretores Ronas Filho e Ana Paula Almada (Sindimetrô RS), Jones Manoel (historiador e militante do PCBR), Luiz Soares (Fenametro), Marcel Barbosa (diretor do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil), além de participações dos parlamentares Tarcísio Motta (PSOL-RJ), Elvino Bohn Gass (PT-RS), Marcon (PT-RS), Carlos Veras (PT-PE), Daiana Santos (PCdoB-RS), Túlio Gadelha (Rede-PE) e Pedro Campos (PSB-PE).
Entre os gritos de manifestação “Lula vacilão, não à privatização”, trabalhadores(as) e apoiadores da luta em defesa das empresas estatais lotaram a sessão. As intervenções durante a audiência foram de Chagas (Sindimetrô RS), Lucas Silveira (SINTEC-RS), Neiva Lopes (Sindmetrô DF), Missinha e Joedson (Sindmetrô PE), Serjão (Sindicato dos Metroviários de SP), Paíque Santarém (Movimento Passe Livre) José Cleofar (Sindicato dos Ferroviários da Paraíba), Erico (SINTECT-SC), Rosália Fernandes (CSP-Conlutas RN), além da presença de representantes das entidades CNTTL – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil e Movimento Metrô para Todos.
A defesa da tarifa zero e a urgência por melhoria das condições de trabalho e um investimento em um projeto de sistema nacional de transportes sobre trilhos foi debatida. Também foi denunciada a fórmula que se repete em todos os processos de privatizações: o sucateamento para a justificativa à entrega do patrimônio público. As concessões se mostram ineficientes, inseguras e precarizam a vida da população brasileira. O recado foi unânime: Lula precisa cumprir seu compromisso e parar as privatizações. O BNDES não pode mais ser financiador da venda do que é do povo.
A audiência tirou como encaminhamento a aprovação de um manifesto contra as privatizações no Brasil e um pedido de reunião diretamente com o presidente Lula.
Metroviários(as) de todo do Brasil lotaram o plenário hoje, 23, em Brasília, na audiência pública chamada pela Deputada Federal Fernanda Melchionna.
Os(as) trabalhadores(as) deram seu recado: basta de promessas não cumpridas, basta de sucatear o transporte público e basta de entregar o patrimônio do país para o capital privado.
A categoria metroviária segue na vanguarda da resistência! A luta segue nas ruas!