ASSEMBLEIA GERAL DEBATE A NEGOCIAÇÃO DO ACT 2025-2027 E DECLARA ESTADO DE GREVE

ASSEMBLEIA GERAL DEBATE A NEGOCIAÇÃO DO ACT 2025-2027 E DECLARA ESTADO DE GREVE

Nesta quarta, 03, a categoria metroviária se reuniu no saguão do prédio administrativo para assembleia geral. A diretoria do Sindimetrô RS dividiu como está o andamento das negociações do acordo coletivo e de escalas. A empresa ainda não apresentou uma proposta financeira, mesmo após dois meses de debate. Por unanimidade, a categoria metroviária declarou estado de greve pela falta de valorização e descaso.

As condições de trabalho estão precárias e atualmente temos o menor quadro de funcionários na Trensurb. Sabemos o quanto isso impacta na qualidade do serviço que prestamos diariamente. Os quase R$ 270 milhões de reais injetados para a reconstrução da empresa após as enchentes não reflete nas melhorias no cotidiano da operação, que segue com problemas estruturais, nem o serviço que a população necessita. Mesmo assim, a Trensurb anunciou um aumento da passagem para R$ 5,00.

Durante a assembleia, a categoria deliberou a realização de um ato no dia 10/07, às 17h na estação Mercado. Neste dia, diversos outros atos pelo Brasil acontecerão, com as pautas do fim da escala 6×1 e pela taxação das grandes fortunas.

Também, as novas diretoras Vanessa Dimmer e a Drielly Bastos foram indicadas e aprovadas por maioria, com uma abstenção na assembleia desta quinta-feira.

Seguimos contra as privatizações e unidos por uma Trensurb pública, estatal e de qualidade.

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE NESTA QUINTA

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, 03, a diretoria do Sindimetrô RS vai até o setor da manutenção noturna para dialogar com a categoria. A visita começa às 20h na SESIN e vai contar com a presença da Dra Ana Rita Nakada (Pro Just Advogados).

Traga suas dúvidas!

NO DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIAPN+ COMUNIDADE AINDA LUTA POR RESPEITO E DIGNIDADE

NO DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIAPN+ COMUNIDADE AINDA LUTA POR RESPEITO E DIGNIDADE

Dia 28 de junho, data marca o ativismo e resistência pela comunidade LGBTQIAPN+. O movimento começou em 1969, em Greenwich Village, em Nova Iorque, EUA, onde a casa noturna Stonewall Inn, se tornou um símbolo de luta contra a opressão policial e institucional.

A revolta de Stonewall ocorreu após a polícia, mais uma vez, esvaziar o único bar abertamente nova-iorquino para revistas e ameaças de prisão por uso de ‘vestimentas inapropriadas’. O bar era perseguido por ser um local onde travestis, gays, lésbicas e outras dissidências de gênero e sexualidade frequentavam. Depois disso foram 3 noites seguidas de protestos violentos e com numerosa participação da comunidade LGBTQIAPN+. Os protestos inspiraram diversas marchas e atos que até hoje são celebrados nesta data no mundo.

Hoje, celebramos a luta pelos direitos que já foram conquistados, pela liberdade de manifestar o orgulho de existir nas Paradas Livres mundo afora e a resistência de ser o quem se é. Mas a luta por sobrevivência, respeito e dignidade é ainda diária.

A violência à comunidade LGBTQIAPN+ ainda é presente, e considerada crime e punida até mesmo com a pena de morte em alguns países. O Brasil possui uma das maiores taxas de violência e mortalidade por LGBTQIAPN+ do mundo.

Por isso é urgente promover espaços de aprendizagem, campanhas, formações e uma agenda de ações permanentes que diminuam as desigualdades e combatam o preconceito e a violência contra as pessoas LBTQPIA+.

Em 2023, o Supremo equiparou ofensas praticadas contra pessoas LGBTQIAPN+ ao crime de injúria racial. Denuncie quaisquer atos de homofobia, lesbofobia ou transfobia para o Disque Direitos Humanos – Disque 100.

ASSEMBLEIA GERAL REÚNE CATEGORIA METROVIÁRIA NA QUINTA, 3

ASSEMBLEIA GERAL REÚNE CATEGORIA METROVIÁRIA NA QUINTA, 3

Na próxima quinta-feira, 03 de julho, a partir das 12h, metroviários e metroviárias se reúnem no saguão do prédio administrativo da Trensurb para realizar assembleia geral extraordinária.

A pauta é a discussão do ACT 2025-2027 e assuntos gerais. O Sindimetrô RS segue firme na defesa dos trabalhadores e do transporte público de qualidade. Somente nossa mobilização e unidade podem conquistar e manter nossos direitos.

Participe!

REUNIÃO COM DEPUTADA FERNANDA MELCHIONNA APRESENTA PROPOSTA DE INCLUSÃO DA SEGURANÇA METROVIÁRIA NA PEC DA SEGURANÇA

REUNIÃO COM DEPUTADA FERNANDA MELCHIONNA APRESENTA PROPOSTA DE INCLUSÃO DA SEGURANÇA METROVIÁRIA NA PEC DA SEGURANÇA

Nesta quinta, 26, a direção do Sindimetrô RS esteve reunida no gabinete da Deputada Federal Fernanda Melchionna. Dentre pautas, elaboramos duas propostas para Melchionna como inclusão da Segurança Metroviária na PEC da Segurança Pública. A PEC será tema de audiência na próxima semana na Câmara dos Deputados.

Seguimos buscando ampliar o debate sobre o transporte público de qualidade e a valorização da Trensurb como uma empresa estatal e de qualidade.

REUNIÃO DO CONSELHO APROVA CONTAS DE MARÇO A ABRIL DE 2025

REUNIÃO DO CONSELHO APROVA CONTAS DE MARÇO A ABRIL DE 2025

Nesta quarta-feira, 26, o Conselho Fiscal se reuniu na sede do Sindimetrô RS para analisar as contas de março a abril de 2025 do sindicato. O Conselho aprovou os gastos por unanimidade, sem ressalvas.

O equilíbrio das finanças do Sindimetrô RS é um compromisso desta gestão. Todos os balancetes estão disponíveis no nosso site, na sessão de transparência.