SINDIMETRÔ NA LINHA

SINDIMETRÔ NA LINHA

Sindimetrô RS na linha nesta quarta no trecho entre as estações São Luís e Unisinos para levar informes, fiscalizar os locais de trabalho e continuar realizando a pesquisa de opinião junto à categoria.

Continuaremos cobrando do governo Lula os prazos que o PPI nos deu
para retirar empresa da lista de privatizações.

Os(as) metroviários(as) seguem cobrando valorização do governo federal e melhores condições de trabalho, que influenciam diretamente no atendimento que prestamos à população.

Uma categoria bem informada nos torna mais fortes!

TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES DO ACT

TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES DO ACT

Nesta terça-feira, 24, ocorreu a terceira rodada de negociações do nosso acordo coletivo e de escalas. O Sindimetrô RS junto da comissão de negociação se reuniu com a direção da Trensurb. Há acordo com a empresa em manter as cláusulas sociais. Apresentamos alterações em alguns pontos que precisam de melhorias. As cláusulas foram apreciadas e discutidas durante a reunião e agora estão em análise.

A diretoria da Trensurb precisa se reunir com a SEST para deliberar sobre as cláusulas econômicas do nosso acordo coletivo. A empresa ainda não recebeu nenhuma autorização de proposta financeira de Brasília, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Dentre as nossas reivindicações apresentadas nesta negociação, destacamos a cobrança do pagamento dos níveis de antiguidade e merecimento que estão atrasados; a garantia de emprego em caso de concessão ou privatização; férias em até três períodos para todo o quadro de funcionários(as); estabilidade para pré-aposentados(as); atualização e adequação no plano de carreira; também a melhoria no financiamento por parte da empresa no plano de saúde.

Ainda, foi renovado o nosso atual acordo por mais 30 dias, agora com validade até 31 de julho.

Sem luta, não há vitória. Somente nossa mobilização e unidade podem conquistar e manter nossos direitos.

DEFENDA A TRENSURB PÚBLICA!

DEFENDA A TRENSURB PÚBLICA!

Apoio do Dep. Estadual Adão Pretto Filho, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do RS.

Seguimos lutando pela valorização da categoria metroviária e na defesa da Trensurb pública, estatal e de qualidade!

EU DEFENDO A TRENSURB PÚBLICA!

EU DEFENDO A TRENSURB PÚBLICA!

Visitamos o gabinete do Deputado Estadual Leonel Radde (PT), que reafirmou o compromisso contra a privatização da Trensurb.

Radde é presidente da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado na Assembleia Legislativa do RS.

Defenda a Trensurb pública!

AGENDAS EM BRASÍLIA BUSCAM RESPOSTAS DO GOVERNO FEDERAL SOBRE PRIVATIZAÇÕES

AGENDAS EM BRASÍLIA BUSCAM RESPOSTAS DO GOVERNO FEDERAL SOBRE PRIVATIZAÇÕES

Nesta semana estivemos em Brasília para participar de uma série de reuniões com representantes do governo federal para tratar da situação da privatizações no setor metroferroviário no país.

A primeira agenda ocorreu dia 17, com a Secretaria do PPI e a Secretaria da Presidência, em que estivemos juntamente da FENAMETRO para tratar da situação da Trensurb e da CBTU do Nordeste.

Recebemos as informações de que o governo estadual entregou os documentos que estavam pendentes para que os estudos encomendados pelo BNDES já em andamento sejam concluídos. Agora, a previsão é de três meses para finalizar esta etapa e ocorrer a retirada da Trensurb do PND. Este prazo foi determinado conforme a reunião do dia 26 de com Marcus Cavalcanti, secretário do PPI , articulada junto da Deputada Fernanda Melchionna.

No mesmo dia, metroferroviários de Rio grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas e do Sindimetrô RS se reuniram com o escritório de advocacia Garcez, que presta assessoria para barrar as privatizações no país. Trouxemos as demandas de cada estado para traçar estratégias conjuntas e individuais para seguir lutando em todos os âmbitos.

No dia 18, tivemos uma reunião com a SEST, órgão responsável por deliberar acerca do nosso ACT. Fomos pessoalmente cobrar a falta de andamento da nossa negociação. Durante a reunião, nos foi informado que não há previsão de mais recursos para a categoria metroviária gaúcha avançar em aumentos reais. Expressamos nossa insatisfação em relação à gestão da empresa. Sem luta, não há vitória. Somente nossa mobilização e unidade podem conquistar e manter nossos direitos.

Após, estivemos em reunião com o Ministério do Trabalho, dialogando sobre o ACE e principalmente prestando nosso apoio aos metroviários do Nordeste, que enfrentam um processo mais avançado de privatização.

Também fomos muito bem recepcionados pelos metroviários do Sindmetrô DF, e tivemos a oportunidade de dar sequência nas articulações resultantes do congresso de luta conjunta.

Estamos unidos em defesa da classe trabalhadora e de um sistema de transporte público de qualidade no país.

UM ANO APÓS AS ENCHENTES, TRENSURB AINDA APRESENTA FALHAS GRAVES EM DIAS DE CHUVA

UM ANO APÓS AS ENCHENTES, TRENSURB AINDA APRESENTA FALHAS GRAVES EM DIAS DE CHUVA

Nesta quarta, 18, realizamos atividade Sindimetrô RS na linha. Estivemos presentes nas estações Aeroporto,, Anchieta, Niterói, Fátima, Mathias Velho e Canoas para levar informes e tirar dúvidas dos metroviários e das metroviárias sobre os mais diversos assuntos. Também pudemos registrar os transtornos causados pelos alagamentos na bacia entre São Pedro e farrapos e presenciamos em diversas estações infiltrações.

O governo federal e a direção da Trensurb precisam reverter estes problemas, que podem nos levar à privatização.

Nós da categoria metroviária não aceitamos a entrega da Trensurb pública estatal
sem lutar. Precisamos é de mais investimentos públicos e que o processo de reconstrução acelere.

Diga não à privatização da Trensurb!