METROVIÁRIAS CONTRA O ASSÉDIO!

METROVIÁRIAS CONTRA O ASSÉDIO!

Em reunião realizada no dia 10, as mulheres da diretoria do Sindimetrô RS se reuniram com a direção da Trensurb para tratar dos casos de assédio dentro da empresa. As diretoras Raquel, Michele e Almada estiveram presentes para levar a pauta e cobrar compromisso e a agilidade com o andamento dos processos dentro da empresa.

A reunião é parte da mobilização constante da luta das mulheres por um ambiente de trabalho livre de assédio. Durante a reunião, as diretoras questionaram como está sendo implementado o protocolo e cobraram mais agilidade nos casos que seguem em aberto.

As denúncias são graves, inclusive expostas na mídia, e é necessário um enfrentamento sério da empresa para que os processos de assédio sejam devidamente investigados e punidos. Também foram cobradas ações de conscientização e prevenção contra novos casos de assédio nos ambientes de trabalho.

A demora nos processos de apuração interna em casos de assédio pode reforçar a impunidade diante de casos de violência. Saudamos a construção do protocolo contra o assédio, mas estamos vigilantes que a ferramenta precisa ser efetivamente implementada para mudar a cultura machista dentro da empresa.

As mulheres são minoria no quadro de funcionários, o que torna o ambiente ainda mais hostil e inseguro em muitos dos casos. O enfrentamento ao assédio sexual e a todo tipo de violência é necessário para avançar na defesa de uma Trensurb pública, estatal e de qualidade, segura para trabalhadores e trabalhadoras.
Basta de assédio!

METROVIÁRIAS EM LUTA! AGENDA DE ATIVIDADES

METROVIÁRIAS EM LUTA! AGENDA DE ATIVIDADES

O mês de março é para comemorar as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres pelo mundo. Entretanto, esta luta é ainda tão marginalizada. Nós mulheres, seguimos gritando para sermos ouvidas em uma sociedade estrutural e violentamente machista. Confira a agenda de atividades e participe!

13/03 – QUINTA
ATO DAS MULHERES TRABALHADORAS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB
Encontro para construir coletivamente estratégias para barrar o processo de privatização da Trensurb. O ato é organizado pelas mulheres do Comitê pela Trensurb Pública, Estatal, Federal. A Dep. estadual Sofia Cavedon irá compor a mesa junto das metroviárias Laís Diogo e Ana Paula, assim como representantes das Centrais Sindicais. O ato acontece às 16h30 sala Adão Preto, térreo – Assembleia Legislativa.

19/03 – QUARTA
PROTAGONISMO FEMININO NA POLÍTICA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS
Roda de conversa com a Dep. Luciana Genro irá conversar com as(os) metroviárias(os) sobre os desafios e a importância da presença e protagonismo das mulheres na política. O bate-papo acontece às 15h no saguão do prédio administrativo da Trensurb.

25/03 – TERÇA
1ª FEIRA DE METROVIÁRIAS EMPREENDEDORAS
Feira destinada às colegas com espaço para elas exporem seus trabalhos, produtos e serviços. Das 11h às 15h no saguão do prédio administrativo da Trensurb.

Lute como uma metroviária! Participe!

SINDIMETRÔ RS ENTREGA PAUTA DO ACT 2025-2027 E INICIA O PROCESSO DE NEGOCIAÇÕESSINDIMETRÔ RS ENTREGA PAUTA DO ACT 2025-2027 E INICIA O PROCESSO DE NEGOCIAÇÕES

SINDIMETRÔ RS ENTREGA PAUTA DO ACT 2025-2027 E INICIA O PROCESSO DE NEGOCIAÇÕESSINDIMETRÔ RS ENTREGA PAUTA DO ACT 2025-2027 E INICIA O PROCESSO DE NEGOCIAÇÕES

Nesta segunda, 10, em reunião com a direção da Trensurb, o Sindimetrô RS entregou a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho e Escalas (2025 – 2027). A nova proposta foi elaborada coletivamente pela direção do Sindimetrô RS e também a partir de sugestões enviadas pela base.

Aguardamos o início das negociações, pois nossa categoria enfrenta uma defasagem no salário e nos benefícios. Durante a assembleia do dia 27, a categoria aprovou por unanimidade a pauta e elegeu a comissão de negociação representando todos os setores da empresa.

A garantia dos direitos da classe trabalhadora só se faz com muita luta! Nenhum direito é dado, mas sim, conquistado! Lutaremos por manter nossas conquistas e debater questões essenciais para melhorar as condições de trabalho da categoria metroviária.

Defenda a Trensurb pública!

PELA VIDA DAS MULHERES!

PELA VIDA DAS MULHERES!

Hoje, 8 de março, saímos às ruas em um ato unificado pelos direitos das mulheres.

Pelo fim da violência contra a mulher, pela descriminalização do aborto, pelo enfrentamento à extrema-direita e ao fascismo, pelo fim da escala 6×1, por justiça climática e pela Palestina Livre!

Nós do Sindimetrô RS seguimos no fortalecimento dessas lutas e somamos com nossas bandeiras pelo fim das privatizações no país, por uma Trensurb pública e de qualidade e por tarifa zero! Nós metroviárias seguimos mobilizadas no combate ao assédio sexual dentro da empresa e por mais direitos!

A luta das mulheres muda o mundo!

ATO EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA REÚNE APOIADORES NA ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO

ATO EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA REÚNE APOIADORES NA ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO

Hoje, 6, por volta das 6h30 da manhã, metroviários(as) e apoiadores recepcionaram quem passou na estação da Trensurb Novo Hamburgo. A ação é organizada pelo Sindicato dos Metroviários(as) e o Comitê Metroviário em defesa da Trensurb pública, e faz parte da mobilização permanente contra a privatização da Trensurb. O alerta à população é para a piora do serviço em caso de privatização.

Estiveram no ato dirigentes sindicais Regina Knevitz (Sindicato dos Sapateiros(as) de Campo Bom), Cristina Mendes, (Sindicato dos Comerciários de NH e Região), Paulinho Kley (Sindicato dos Rodoviários de NH) e Conselho dos Aposentados Sapateiros de Campo Bom. Também as presenças de representantes das centrais sindicais, Amarildo Cenci (CUT RS), e representante da CTB Vale do Sinos.

O ato reuniu diferentes entidades e agentes por uma pauta unificada: a defesa da manutenção da Trensurb pública como uma estatal. Estiveram presentes vereadores de Novo Hamburgo Enio Brizola (PT) e Professora Luciana (PT), as representações de Deputados Estaduais Adão Pretto (PT), Issur Koch (PP), Leonel Radde (PT), Miguel Rossetto (PT) e também do Dep. Federal Alexandre Lindenmeyer (PT)

No dia 24 de fevereiro, uma comitiva de metroviários(as) esteve em Rio Grande, onde houve a entrega de um documento endereçado ao presidente Lula pelo presidente do Sindimetrô RS, Chagas. Lula recebeu nossa carta com pedido de retirada da Trensurb do PND e o fim das privatizações no Brasil.

A ação inaugura uma série de agendas que se estenderá pelas cidades onde o trem circula. Ainda em Novo Hamburgo será criado o comitê em defesa do trem e realizada audiência pública na Câmara de Vereadores. Nossa luta é por um transporte público com eficiência, equidade, acessível e menos poluente, com integração e tarifa baixa. Privatização significa aumento de tarifa, mais risco de acidentes e panes constantes.

Transporte é direito, e não mercadoria! Precisamos de mais investimentos para uma expansão sem privatização, para promover o crescimento econômico e proporcionar que mais pessoas tenham acesso ao transporte público.

PELA VIDA DAS MULHERES!

PELA VIDA DAS MULHERES!

No sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estaremos ocupando as ruas em um ato unificado pela vida das mulheres, contra a extrema-direita.

A luta das mulheres muda o mundo! Convocamos todos(as) os(as) metroviários(as) para se juntar ao ato em Porto Alegre, que começa às 9h no largo Glênio Peres.

A direção do Sindimetrô RS estará presente para conversar com a população sobre a importância da luta em defesa de um transporte público, estatal e livre de assédio.

Participe!