Em reunião realizada no dia 10, as mulheres da diretoria do Sindimetrô RS se reuniram com a direção da Trensurb para tratar dos casos de assédio dentro da empresa. As diretoras Raquel, Michele e Almada estiveram presentes para levar a pauta e cobrar compromisso e a agilidade com o andamento dos processos dentro da empresa.
A reunião é parte da mobilização constante da luta das mulheres por um ambiente de trabalho livre de assédio. Durante a reunião, as diretoras questionaram como está sendo implementado o protocolo e cobraram mais agilidade nos casos que seguem em aberto.
As denúncias são graves, inclusive expostas na mídia, e é necessário um enfrentamento sério da empresa para que os processos de assédio sejam devidamente investigados e punidos. Também foram cobradas ações de conscientização e prevenção contra novos casos de assédio nos ambientes de trabalho.
A demora nos processos de apuração interna em casos de assédio pode reforçar a impunidade diante de casos de violência. Saudamos a construção do protocolo contra o assédio, mas estamos vigilantes que a ferramenta precisa ser efetivamente implementada para mudar a cultura machista dentro da empresa.
As mulheres são minoria no quadro de funcionários, o que torna o ambiente ainda mais hostil e inseguro em muitos dos casos. O enfrentamento ao assédio sexual e a todo tipo de violência é necessário para avançar na defesa de uma Trensurb pública, estatal e de qualidade, segura para trabalhadores e trabalhadoras. Basta de assédio!
O mês de março é para comemorar as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres pelo mundo. Entretanto, esta luta é ainda tão marginalizada. Nós mulheres, seguimos gritando para sermos ouvidas em uma sociedade estrutural e violentamente machista. Confira a agenda de atividades e participe!
13/03 – QUINTA ATO DAS MULHERES TRABALHADORAS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB Encontro para construir coletivamente estratégias para barrar o processo de privatização da Trensurb. O ato é organizado pelas mulheres do Comitê pela Trensurb Pública, Estatal, Federal. A Dep. estadual Sofia Cavedon irá compor a mesa junto das metroviárias Laís Diogo e Ana Paula, assim como representantes das Centrais Sindicais. O ato acontece às 16h30 sala Adão Preto, térreo – Assembleia Legislativa.
19/03 – QUARTA PROTAGONISMO FEMININO NA POLÍTICA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS Roda de conversa com a Dep. Luciana Genro irá conversar com as(os) metroviárias(os) sobre os desafios e a importância da presença e protagonismo das mulheres na política. O bate-papo acontece às 15h no saguão do prédio administrativo da Trensurb.
25/03 – TERÇA 1ª FEIRA DE METROVIÁRIAS EMPREENDEDORAS Feira destinada às colegas com espaço para elas exporem seus trabalhos, produtos e serviços. Das 11h às 15h no saguão do prédio administrativo da Trensurb.
Nesta segunda, 10, em reunião com a direção da Trensurb, o Sindimetrô RS entregou a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho e Escalas (2025 – 2027). A nova proposta foi elaborada coletivamente pela direção do Sindimetrô RS e também a partir de sugestões enviadas pela base.
Aguardamos o início das negociações, pois nossa categoria enfrenta uma defasagem no salário e nos benefícios. Durante a assembleia do dia 27, a categoria aprovou por unanimidade a pauta e elegeu a comissão de negociação representando todos os setores da empresa.
A garantia dos direitos da classe trabalhadora só se faz com muita luta! Nenhum direito é dado, mas sim, conquistado! Lutaremos por manter nossas conquistas e debater questões essenciais para melhorar as condições de trabalho da categoria metroviária.
Hoje, 8 de março, saímos às ruas em um ato unificado pelos direitos das mulheres.
Pelo fim da violência contra a mulher, pela descriminalização do aborto, pelo enfrentamento à extrema-direita e ao fascismo, pelo fim da escala 6×1, por justiça climática e pela Palestina Livre!
Nós do Sindimetrô RS seguimos no fortalecimento dessas lutas e somamos com nossas bandeiras pelo fim das privatizações no país, por uma Trensurb pública e de qualidade e por tarifa zero! Nós metroviárias seguimos mobilizadas no combate ao assédio sexual dentro da empresa e por mais direitos!
Hoje, 6, por volta das 6h30 da manhã, metroviários(as) e apoiadores recepcionaram quem passou na estação da Trensurb Novo Hamburgo. A ação é organizada pelo Sindicato dos Metroviários(as) e o Comitê Metroviário em defesa da Trensurb pública, e faz parte da mobilização permanente contra a privatização da Trensurb. O alerta à população é para a piora do serviço em caso de privatização.
Estiveram no ato dirigentes sindicais Regina Knevitz (Sindicato dos Sapateiros(as) de Campo Bom), Cristina Mendes, (Sindicato dos Comerciários de NH e Região), Paulinho Kley (Sindicato dos Rodoviários de NH) e Conselho dos Aposentados Sapateiros de Campo Bom. Também as presenças de representantes das centrais sindicais, Amarildo Cenci (CUT RS), e representante da CTB Vale do Sinos.
O ato reuniu diferentes entidades e agentes por uma pauta unificada: a defesa da manutenção da Trensurb pública como uma estatal. Estiveram presentes vereadores de Novo Hamburgo Enio Brizola (PT) e Professora Luciana (PT), as representações de Deputados Estaduais Adão Pretto (PT), Issur Koch (PP), Leonel Radde (PT), Miguel Rossetto (PT) e também do Dep. Federal Alexandre Lindenmeyer (PT)
No dia 24 de fevereiro, uma comitiva de metroviários(as) esteve em Rio Grande, onde houve a entrega de um documento endereçado ao presidente Lula pelo presidente do Sindimetrô RS, Chagas. Lula recebeu nossa carta com pedido de retirada da Trensurb do PND e o fim das privatizações no Brasil.
A ação inaugura uma série de agendas que se estenderá pelas cidades onde o trem circula. Ainda em Novo Hamburgo será criado o comitê em defesa do trem e realizada audiência pública na Câmara de Vereadores. Nossa luta é por um transporte público com eficiência, equidade, acessível e menos poluente, com integração e tarifa baixa. Privatização significa aumento de tarifa, mais risco de acidentes e panes constantes.
Transporte é direito, e não mercadoria! Precisamos de mais investimentos para uma expansão sem privatização, para promover o crescimento econômico e proporcionar que mais pessoas tenham acesso ao transporte público.
No sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estaremos ocupando as ruas em um ato unificado pela vida das mulheres, contra a extrema-direita.
A luta das mulheres muda o mundo! Convocamos todos(as) os(as) metroviários(as) para se juntar ao ato em Porto Alegre, que começa às 9h no largo Glênio Peres.
A direção do Sindimetrô RS estará presente para conversar com a população sobre a importância da luta em defesa de um transporte público, estatal e livre de assédio.