DESAFIOS DA LUTA FEMINISTA SÃO TEMA DE RODA DE CONVERSA

DESAFIOS DA LUTA FEMINISTA SÃO TEMA DE RODA DE CONVERSA

Na tarde da quinta, 19, metroviárias e metroviários se reuniram para uma atividade de formação sobre feminismo e a luta das mulheres na sociedade. A roda de conversa foi sobre o panorama de lutas históricas por conquistas de direitos das mulheres nos espaços de trabalho, dentro de casa, nos espaços públicos e na luta sindical e política.

A roda foi aberta pelas diretoras do Sindimetrô RS Almada e Keity, e seguiu com as falas da Deputada Estadual Luciana Genro, da Marília Iglesias, dirigente do Simpa, do Juntas! e também da ASHPS. Também participaram Rafael Guedes, Marcia Matteo e Eloísa Batista, do movimento Viver sem Cárcere. A atividade aconteceu no saguão do prédio administrativo da Trensurb.

Enfrentar o assédio, a violência de gênero, o preconceito e conscientizar homens e mulheres é uma tarefa fundamental para avançarmos em uma sociedade. A atividade faz parte da movimentação da categoria metroviária por maior reconhecimento da pauta de gênero e de mobilização por ações diretas e fortalecimento das mulheres.

PARTICIPE DA 1ª FEIRA DE METROVIÁRIAS EMPREENDEDORAS

PARTICIPE DA 1ª FEIRA DE METROVIÁRIAS EMPREENDEDORAS

Colegas metroviárias, neste ano, o Sindimetrô RS está organizando a 1ª Feira “Metroviárias Empreendedoras”, com o objetivo de conhecer outros trabalhos, outras profissões, que muitas de nós acabamos exercendo fora do nosso ambiente de trabalho. Te convidamos a vir expor e divulgar seu trabalho, sua arte no dia 25 de março. A feira acontece das 11h às 15h no saguão do prédio administrativo da Trensurb.

Link para o formulário de inscrição para participar como expositora na feira: https://abre.ai/feirametroviarias

Participe!

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE DIA 20

VISITA À MANUTENÇÃO NOTURNA ACONTECE DIA 20

Na próxima quinta-feira, 20, a diretoria do Sindimetrô RS vai até o setor da manutenção noturna para dialogar com a categoria. A visita conta com a presença da assessoria jurídica do sindicato e começa às 21h, na SESIN.

Traga suas dúvidas!

MULHERES EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

MULHERES EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

Ontem, 13, um ato reuniu mulheres em uma mesa redonda para defender a Trensurb pública na Assembleia Legislativa. A mesa foi presidida pela Dep. Estadual Sofia Cavedon (PT) e ocorreu na sala Adão Pretto.
A vice-presidente do Sindimetrô RS Ana Paula Almada abriu as falas da mesa, relembrando o histórico de luta em defesa da Trensurb e cobrando do governo Lula que cumpra suas promessas do fim das privatizações no país. Almada também saudou a resistência das metroviárias.

Após, as falas das demais componentes da mesa trouxeram diferentes perspectivas dos impactos negativos das privatizações para a vida das mulheres. Laís Diogo, metroviária representando o Comitê pela TRENSURB Pública, Estatal Federal trouxe o panorama que a maioria do número de usuários(as) da Trensurb são mulheres.

Marília Iglesias (SIMPA, ASHPS) ressaltou a importância da operação da Trensurb para as trabalhadoras do HPS, em sua maioria mulheres negras que moram na região metropolitana. Miriam Cabreira (presidenta do Sindipetro-RS), exaltou o papel essencial do transporte de trilhos como uma saída para um futuro sustentável. Amanda Ramminger (DCE UFRGS) trouxe a perspectiva da vida das estudantes e a importância da mobilidade urbana para a permanência estudantil. Dinara Fraga Del Rio (Sindisprev-RS) relembrou a trajetória de lutas das trabalhadoras em defesa das lutas das mulheres contra os retrocessos e ataques aos direitos do povo.

Estiveram presentes ainda as representações de Dep. Federal Denise Pessoa (PT), Bohn Gass (PT), também de Dep. Estaduais Pepe Vargas (PT), Luciana Genro (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), também da vereadora Natasha Ferreira (PT), Após, houve a leitura da carta que será endereçada à primeira dama Janja e ao Ministério das Mulheres. A ação faz parte da mobilização constante contra a privatização da Trensurb e trouxe o protagonismo feminino, por vezes invisibilizado dentro da luta sindical. Defenda a Trensurb pública!

SINDIMETRÔ RS E APOSENTADOS SE REÚNEM PARA DISCUTIR NOVAS COBRANÇAS DA UNIMED

SINDIMETRÔ RS E APOSENTADOS SE REÚNEM PARA DISCUTIR NOVAS COBRANÇAS DA UNIMED

Hoje, 13, a diretoria do Sindimetrô RS se reuniu com aposentados ativos e inativos da Trensurb para discutir soluções para as cobranças de plano de saúde. Recentemente, a empresa mudou a forma de contribuição da Unimed. Essa mudança afetou e tem preocupado principalmente os aposentados ativos e inativos. Uma comissão foi formada entre aposentados e a diretoria do Sindimetrô RS para tratar do tema.

Durante a reunião, foram levantadas propostas que serão encaminhadas junto à empresa a fim de haver uma cobrança que seja um valor suportável para todos(as) os(as) funcionários(as). Os(as) trabalhadores(as) aposentados construíram a Trensurb e dedicaram suas vidas à empresa, não podem ser penalizados com esta mudança. As medidas serão negociadas junto da direção da empresa e também encaminhadas, caso seja necessário, juridicamente.