Morreu hoje, aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica — uma das figuras mais marcantes da política latino-americana nas últimas décadas. Também atuou como deputado, senador e ministro. Mujica morreu hoje, 13, aos 89 anos, vítima de câncer de esôfago.
Pepe foi ex-guerrilheiro tupamaro, integrou a luta armada contra a ditadura cívico-militar no Uruguai entre 1973 e 1985. Após mais de uma década preso, reconstruiu sua trajetória como líder político, sendo eleito presidente do país entre 2010 e 2015, promoveu uma agenda progressista de esquerda, com justiça social e avanços nos direitos para o povo.
“Ser de esquerda é ter uma posição filosófica perante a vida onde a solidariedade prevalece sobre o egoísmo”. Mujica presente!
Na tarde de hoje, 13, a categoria metroviária se reuniu no auditório do Sindimetrô RS para definir a delegação de trabalhadores(as) da Trensurb que ficará imersa para o evento. O congresso acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio no Hotel Mares do Sul em Tramandaí.
Com o eixo “Trensurb pública: recomeço ou fim”, o encontro reúne metroviários e metroviárias gaúchos(as) para unir forças e elaborar os próximos passos na luta para pressionar a empresa e o governo Lula em defesa da Trensurb pública!
O ato de abertura ocorrerá na sexta, 23 de maio, e contará com participações de representantes de outras categorias sindicais e políticas. O prazo para o envio de teses é até o dia 16/05 às 17h pelo e-mail recepcaosindimetrors@gmail.com em formato .doc ou .docx.
Com o objetivo de organizar as lutas da categoria metroviária, o Sindimetrô RS realiza a décima terceira edição do Congresso dos(as) Metroviários(as) do RS, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Hotel Mares do Sul em Tramandaí, no litoral gaúcho.
Com o eixo “Trensurb pública: recomeço ou fim”, o encontro reúne metroviários e metroviárias gaúchos(as) para unir forças e elaborar os próximos passos na luta para pressionar a empresa e o governo Lula em defesa da Trensurb pública!
O ato de abertura ocorrerá na sexta, 23 de maio, e contará com participações de representantes de outras categorias sindicais e políticas. A delegação de trabalhadores(as) da Trensurb que ficará imersa para o evento será eleita na próxima assembleia, marcada para o dia 13 de maio, na sede do Sindimetrô RS.
Durante o final de semana ocorrerão mesas, debates, rodas de conversa, atividades formativas e culturais organizadas para compor a programação do Congresso.
Nosso parabéns a todas as mães, e principalmente às metroviárias, que desempenham um papel fundamental na Trensurb e nos seus lares!
Temos muito a avançar para que o trabalho de cuidado não seja só tarefa de mulheres ou mães. Mulheres enfrentam jornadas triplas, sobrecarga e solidão materna são a realidade que precisamos mudar. Mães não são guerreiras, só muitas vezes estão em sobrecarga e exaustão, sem rede de apoio e políticas públicas para cuidarem de seus filhos.
Segundo o IBGE, enquanto as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas, os homens gastaram 11,7 horas, quase metade a menos do tempo dedicado. As mulheres pretas ou pardas dedicaram 1,6 hora a mais por semana nessas tarefas do que as brancas.
A sobrecarga do cuidado e das tarefas domésticas impacta diretamente nas oportunidades profissionais e pessoais, minando muitas vezes a carreira de mães. O machismo e o patriarcado – além do racismo – são problemas estruturais que precarizam a vida das mães.
Ao visibilizar o trabalho doméstico do cuidado, podemos jogar luz para uma questão que envolve todas as pessoas, pois são as mulheres e mães as maiores responsáveis pelo cuidado de crianças, idosos e pessoas doentes.
Precisamos de uma aldeia inteira colaborando para tirar o peso da sobrecarga dos ombros das mulheres, que exercem trabalho doméstico não remunerado de cuidado. Em 2022, mais de 11 milhões de mulheres estão criando seus filhos sozinhas, segundo o IBGE. O número aumentou em 1,7 milhão em relação a 2012. É urgente que haja uma mudança de conduta e de uma divisão mais equitativa na divisão de tarefas dentro de casa e dos filhos.
Nesse dia das mães, nosso desejo é por mais equidade na divisão do cuidado dentro do lar e também por mais políticas públicas de qualidade de vida às mães: saúde, educação, segurança, lazer e garantia de direitos às mulheres.
Na terça, 13, a partir das 15h, metroviários e metroviárias se reúnem no auditório do Sindimetrô RS para realizar assembleia geral extraordinária.
A pauta é a eleição da delegação que irá representar a categoria metroviária no 13º Congresso dos Metroviários e Metroviárias do RS. O Congresso acontece entre os dias 23, 24 e 25 de maio, em Tramandaí.
O judiciário encerrou o processo sobre o plano de saúde e, dessa forma, será retomada a cobrança por faixa etária para a categoria metroviária. Agora, a direção da Trensurb deve adequar as cobranças. Sabemos que muito colegas irão sofrer um forte impacto financeiro com esta determinação.
Seguimos buscando diversas alternativas para mitigar os impactos do aumento exorbitante dos valores da Unimed para a categoria.
O Sindimetrô RS contratou um grupo de estatísticos da UFRGS para realizar um cálculo, no formato de rateio por faixa salarial, para que possamos apresentar para a empresa uma alternativa. Também estamos fazendo cotações com corretores de planos de saúde para viabilizar outras possibilidades através do sindicato.
Nós lutamos pelos trabalhadores(as) e vamos continuar estudando alternativas para uma assistência de saúde de qualidade e que seja financeiramente viável para toda a categoria metroviária.