SINDIMETRÔ RS: UM SINDICATO DE LUTA!

SINDIMETRÔ RS: UM SINDICATO DE LUTA!

O Sindicato dos(as) Metroviários(as) se orgulha de ser um sindicato de luta e resistência da classe trabalhadora desde sua fundação. São 39 anos em defesa do transporte público com eficiência, equidade, acessível e menos poluente, com integração e tarifa baixa.

Neste vídeo reunimos nossas principais batalhas que travamos em defesa da Trensurb pública desde 2019. Seguimos resistindo, pois naquele ano, a empresa entrou para a lista das estatais a serem vendidas. Desde lá, nossa mobilização é constante para reverter os retrocessos que ameaçam a vida do povo trabalhador.

Temos a independência e autonomia no nosso fazer político e negamos qualquer submissão às diretrizes políticas de um governo de conciliação de classes. Nosso enfrentamento diante de qualquer governo que desmonte a estrutura pública, reduza ou retire direitos dos trabalhadores.

O calendário de venda da Trensurb foi atualizado no site do BNDES. A nova data prevê o leilão para o segundo trimestre de 2027. Nosso futuro não está garantido e precisamos manter a força na mobilização pela Trensurb pública.

Privatizar é o fim da linha!
Palavras não bastam, vai ter muita luta pela frente!

SINDICATO É PRA LUTAR!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Confira como foi a abertura do 13º Congresso dos(as) Metroviários(as) RS nesta sexta-feira, 23. A mesa foi presidida pelo presidente Chagas e a vice-presidente Almada.

Com o eixo “Trensurb pública: recomeço ou fim”, o ato de abertura do congresso contou com a presença da Deputada Federal Fernanda Melchionna, do sociólogo Israel Dutra, do economista David Deccache.

O evento reuniu a delegação de trabalhadores(as) da Trensurb, e também metroviários de outras regiões do país, com as falas de Thiago Mendes (Vice-presidente do Sindmetrô-PE), Amanda Souza (Sindmetrô-DF), Narciso Soares (vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo), Adriana Melo (SINFEAL). Além de representantes sindicais Marília Iglesias (ASHPS, Simpa), Luciana Almeida (ASERGHC), Arlindo Ritter (Sindisaúde), Lucas Machado (Juntos), o ato de abertura também teve as falas de representantes das centrais sindicais Etevaldo Teixeira (TLS), Helen Souza (Sintect RS – CSP Conlutas) e Vicente Celistre (CTB).

O 13º Congresso dos(as) Metroviários(as) do RS segue todo o final de semana todo com uma programação de rodas de conversa, mesas de debate e atividades formativas.

REUNIÃO COM MARCUS CAVALCANTI APONTA QUE AINDA HÁ ESPAÇO NA LUTA PELA TRENSURB PÚBLICA

REUNIÃO COM MARCUS CAVALCANTI APONTA QUE AINDA HÁ ESPAÇO NA LUTA PELA TRENSURB PÚBLICA

Hoje o Sindimetrô RS esteve em reunião, 26, junto da Deputada Fernanda Melchionna com Marcus Cavalcanti, secretário do PPI em Brasília. A pauta da reunião foi questionar novamente o governo sobre o futuro da Trensurb pública. O calendário de venda da Trensurb foi atualizado no site do BNDES. A nova data prevê o leilão para o segundo trimestre de 2027.

Segundo Cavalcanti, a Trensurb deverá sair do PND assim que a etapa dos estudos do BNDES sejam concluídos. Os estudos ainda necessitam de dados que o Governo Estadual deve fornecer para serem finalizados, foi dado prazo até 06/06 para que isso ocorra. E a justificativa acende um alerta: a possibilidade da saída da Trensurb do PND existe porque não há acordo entre o governo federal e estadual sobre a modelagem da concessão e financiamentos da Trensurb.

Precisamos de força de mobilização para seguir pressionando para que as promessas sejam cumpridas.

É importante salientar que Lula tem avançado com as privatizações no Brasil e precarizado a vida do povo trabalhador. Na semana passada, o relatório da PPI determinou a estadualização da CBTU-PE, abrindo o caminho da privatização do metrô de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

O futuro da Trensurb não está garantido e seguiremos na luta em defesa de um transporte de qualidade, público para a população gaúcha.

SOBRE O EPISÓDIO DE VIOLÊNCIA OCORRIDO NA ESTAÇÃO ANCHIETA

SOBRE O EPISÓDIO DE VIOLÊNCIA OCORRIDO NA ESTAÇÃO ANCHIETA

O Sindimetrô RS, diante da nota pública divulgada pela Trensurb S.A. sobre o episódio de violência ocorrido na Estação Anchieta, na noite de 13 de maio de 2025, vem a público apresentar os seguintes esclarecimentos e contrapontos, em defesa da verdade, da segurança dos trabalhadores e do interesse coletivo:

A afirmação da empresa de que “dispõe de equipes de segurança em suas estações, incluindo Anchieta” não condiz com a realidade vivenciada diariamente pelos trabalhadores e usuários. O SindimetroRS tem denunciado reiteradamente a ausência ou insuficiência de efetivo de segurança em diversas estações, o que compromete não apenas a proteção do público, mas também a dos próprios empregados da empresa.

É importante destacar que os agentes de segurança da Trensurb também estão expostos a riscos permanentes, uma vez que atuam muitas vezes com efetivo reduzido, sem os equipamentos e treinamentos adequados, e sem suporte institucional compatível com a gravidade das ocorrências enfrentadas. Não se trata de falha individual ou operacional dos agentes, mas sim de uma política de gestão negligente que compromete a segurança de todos os trabalhadores – incluindo também os da bilheteria e demais funções operacionais.

A Trensurb, além de não garantir presença suficiente de pessoal treinado, descumpre decisão judicial oriunda de Ação Civil Pública, que determina a realização de treinamentos periódicos e qualificação técnica para o quadro de segurança. Tal descumprimento caracteriza grave omissão administrativa e coloca em risco a vida dos trabalhadores e usuários.

O atual cenário é resultado direto de uma estratégia de desmonte deliberado do atual governo, com enfraquecimento de estruturas essenciais como a segurança, manutenção e atendimento, criando um ambiente propício à privatização do serviço. O Sindimetrô RS denuncia essa prática, que prejudica o serviço público, coloca em risco vidas humanas e compromete a missão social da empresa.

A responsabilidade pela segurança dos empregados e usuários é objetiva, nos termos da legislação vigente, e não pode ser transferida a recursos tecnológicos isolados. O videomonitoramento, embora útil, não substitui a presença efetiva, treinada e suficiente de profissionais em todas as estações.

Diante disso, reiteramos a necessidade urgente de reforço do quadro de segurança, com efetivo permanente em todas as estações e condições adequadas de trabalho e exige o cumprimento imediato da decisão judicial que determina a qualificação e os treinamentos periódicos dos agentes de segurança;

Reforçamos nossa solidariedade à vítima da violência e aos trabalhadores da segurança e da operação, que atuam sob risco constante em razão do descaso da administração da empresa.

O Sindimetrô RS seguirá atuando de forma firme, jurídica e institucional para garantir que a Trensurb cumpra seu papel com responsabilidade, respeito à vida e ao serviço público de qualidade.

Porto Alegre, 14 de maio de 2025

REUNIÃO COM FERNANDA MELCHIONNA BUSCA DIÁLOGO COM BRASÍLIA EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

REUNIÃO COM FERNANDA MELCHIONNA BUSCA DIÁLOGO COM BRASÍLIA EM DEFESA DA TRENSURB PÚBLICA

Hoje, 14, a direção do Sindimetrô RS se reuniu com a Deputada Federal Fernanda Melchionna em Porto Alegre para articular avanços na luta por um transporte público de qualidade para a população gaúcha em Brasília.

Atualizamos a parlamentar acerca do que vem acontecendo com a categoria e a Trensurb, a piora das condições de trabalho, a negociação do ACT que ficou mais burocrática, o andamento do processo de privatização e a dificuldade de conseguir diálogo com agentes do Governo Federal para discutir o futuro da Trensurb pública. Também convidamos a parlamentar para o nosso 13º Congresso dos(as) MEtroviários(as) do RS, que ocorrerá em Tramandaí, entre os dias 23 a 25 de maio.

A Deputada se colocou à disposição para seguir mobilizando em Brasília a defesa da Trensurb pública e das condições de trabalho da categoria metroviária. Fernanda está encampando a discussão da PEC da Segurança Pública e debatemos sobre a inserção da Segurança Metroviária neste processo. Melchionna também vem pressionando para que as agendas com o Ministério das Cidades, BNDES e PPI aconteçam.

Iremos articular ainda, junto da deputada federal Fernanda Melchionna, nossa aliada em Brasília, uma audiência pública na Câmara Federal para debater e pressionar o Governo Lula sobre o futuro da Trensurb e da categoria metroviária.

Seguimos em mobilização constante para defender melhores condições de trabalho e pela manutenção da Trensurb pública!

MUJICA PRESENTE!

MUJICA PRESENTE!

Morreu hoje, aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica — uma das figuras mais marcantes da política latino-americana nas últimas décadas. Também atuou como deputado, senador e ministro. Mujica morreu hoje, 13, aos 89 anos, vítima de câncer de esôfago.

Pepe foi ex-guerrilheiro tupamaro, integrou a luta armada contra a ditadura cívico-militar no Uruguai entre 1973 e 1985. Após mais de uma década preso, reconstruiu sua trajetória como líder político, sendo eleito presidente do país entre 2010 e 2015, promoveu uma agenda progressista de esquerda, com justiça social e avanços nos direitos para o povo.

“Ser de esquerda é ter uma posição filosófica perante a vida onde a solidariedade prevalece sobre o egoísmo”. Mujica presente!